Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1052602
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Set-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRASIL, E. C.
AGUIAR, S. H. S.
BRIENZA JUNIOR, S.
SOUSA, V. G. de
GAMA, M. A. P.
DANTAS, R. C. R.
Informaçães Adicionais: EDILSON CARVALHO BRASIL, CPATU; Stephane Hayara Silva Aguiar, MESTRANDA UFRA; SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU; Vanessa Gomes de Sousa, Projeto Restaura Ambientes/Embrapa Amazônia Oriental; Marcos André Piedade Gama, UFRA; Rúbia Carla Ribeiro Dantas, PÓS-GRADUANDA UFRA / BOLSISTA CAPES.
Título: Adubação fosfatada e nitrogenada no desenvolvimento de plantas de paricá em um Latossolo Amarelo distrófico do nordeste do Pará.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA DO SOLO DA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2016, Capanema. [Anais]. [Belém, PA: UFRA], 2016.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Espécie florestal.
Conteúdo: O excelente ritmo de crescimento e o bom índice de estabelecimento no campo do paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke), reúne ótimas qualidades silviculturais e facilidade na sua produção, justificando-se o seu emprego no reflorestamento. Uma das maneiras de se aumentar a produtividade é por meio da adubação. Diante disso, o trabalho objetivou avaliar o efeito da aplicação da adubação fosfatada e nitrogenada sobre o desenvolvimento de plantas de paricá, em um Latossolo Amarelo distrófico, textura média. O experimento foi conduzido no sudeste paraense utilizando-se o delineamento experimental em blocos casualizados com três repetições, em arranjo fatorial 4 x 2 correspondendo à combinação de quatro níveis de fósforo (0, 50, 100 e 150 kg ha-1 de P2O5, na forma de superfosfato simples) e dois de nitrogênio (40 e 80 kg ha-1 de N, na forma de uréia), totalizando oito tratamentos e 24 parcelas experimentais. De acordo com os resultados, a aplicação de doses crescentes de fósforo promove o maior crescimento em altura e diâmetro a altura do peito (DAP) em plantas de paricá, com aplicação de 62 kg ha-1 de P2O5, combinado com a dose de 80 kg de N.
Thesagro: Fósforo
Nitrogênio.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
85.pdf224,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace