Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053790
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FURTADO, A. C. S.
RODRIGUES, A. da C.
GOMES, J. I.
CARRÉRA, J. C.
ILKIU-BORGES, F.
Additional Information: Ana Catarina Siqueira Furtado, Bolsista FADESP/Embrapa; Adam da Cruz Rodrigues, Bolsista FADESP/Embrapa; Joaquim Ivanir Gomes, APOSENTADO CPATU; Jéfyne Campos Carréra, Bolsista FADESP/Embrapa; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU.
Title: Agrupamento e biometria de pontoações intervasculares, densidade e vasos/poros de madeiras da família Leguminosae com raios unisseriados.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
Pages: p. 96-100.
Language: pt_BR
Description: A anatomia da madeira é caracterizada pela análise dos elementos celulares do xilema secundário de espécies arbóreas, constituindo-se em uma valiosa ferramenta para a identificação de espécies florestais. O objetivo deste trabalho foi agrupar 18 gêneros da família Leguminosae com raios predominantemente unisseriados, considerando a estratificação, composição (homogeneidade e heterogeneidade), densidade da madeira, os usos comerciais associados, assim como a análise da biometria dos poros/vasos (frequência e diâmetro) e o diâmetro das pontoações intervasculares. Foram analisadas amostras de madeira do acervo da Xiloteca da Embrapa Amazônia Oriental, Belém- PA. Realizaram-se também consultas bibliográficas. Dez gêneros foram agrupados como possuindo raios estratificados e homogêneos e oito raios não estratificados e heterogêneos. Da mesma forma o grupo das medianamente pesadas foi representado por oito gêneros, enquanto que o das madeiras pesadas reuniu dez gêneros. O agrupamento das estruturas permite a classificação e identificação das espécies, contribuindo para ações de fiscalização e melhor direcionamento para o manejo florestal.
Thesagro: Anatomia
Leguminosae
Madeira.
Data Created: 2016-09-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pibic2016p96.pdf367,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace