Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053951
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 3-Out-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PINHEIRO, C. C. C.
BENCHIMOL, R. L.
SILVA, C. M. da
SOUZA, F. R. S. de
SANTOS, A. K. A.
CARVALHO, E. de A.
Informaçães Adicionais: Cássia Cristina Chaves Pinheiro, BOLSISTA CNPQ; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU; Carina Melo da Silva, Bolsista de doutorado CAPES; FRANCISCO RONALDO SARMANHO DE SOUZA, CPATU; Ana Karoliny Alves Santos, ESTAGIÁRIA CPATU; EUDES DE ARRUDA CARVALHO, SIQ.
Título: Levantamento de doenças foliares em cultivares e híbridos de milho no sistema plantio direto no estado do Pará.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
Páginas: p. 347-351.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agente etiológico.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar a ocorrência e identificar doenças foliares de milho (Zea mays) em 13 cultivares e híbridos plantados em Sistema de Plantio Direto, em área de Pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental, no município de Paragominas, PA. O levantamento das principais doenças foi realizado no início do florescimento, estádio reprodutivo do milho. Amostras de tecido foliar com sintomas de doença foram analisadas no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental e observou-se que na maioria dos cultivares e híbridos houve a ocorrência de doenças causadas por fungos dos gêneros Colletotrichum, Bipolaris e Diplodia , agentes etiológicos de doenças que podem causar redução na produtividade da cultura e são amplamente distribuídos nas regiões produtoras de milho do Brasil. O aumento da dispersão do milho pode ser um fator contribuinte para o aumento das doenças, principalmente em Sistema de Plantio Direto. Concluiu-se que houve a incidência de doenças foliares de importância econômica na maioria dos cultivares de milho no Sistema de Plantio Direto em estudo, as quais podem atuar potencialmente para a diminuição da produtividade da cultura nesse Sistema.
Thesagro: Plantio Direto
Zea Mays.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic2016p347.pdf311 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace