Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053972
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 3-Out-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BARROS, H. S. D.
CORRÊA, J. F.
CRUZ, E. D.
Informaçães Adicionais: Hellen Síglia Demetrio Barros, DOUTORANDA UNESP; Josiane Ferreira Corrêa, Bolsista da FAPESPA; ENIEL DAVID CRUZ, CPATU.
Título: Efeitos da secagem na qualidade fisiológica de sementes de tapiririca (Tapirira guianensis Aublet.).
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
Páginas: p. 388-391.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Dessecamento
Semente recalcitrante
Viabilidade
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da secagem sobre a qualidade fisiológica de sementes de tapiririca. Foi determinado o teor de água das sementes e sua viabilidade através do teste de germinação, sendo determinado o número de dias para iniciar a emergência, o índice de velocidade de emergência, emergência, germinação, plântulas anormais e sementes mortas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro teores de água (28,6; 23,9; 18,8 e 13,4%) e quatro repetições de 25 sementes cada. Não houve diferença significativa entre os tratamentos com 28,6 e 23,9% de água, os quais apresentaram maiores porcentagens de emergência e germinação, quando comparadas aos demais. No entanto, à medida que as sementes foram desidratadas até 18,8% houve diminuição na porcentagem de emergência (42%) e germinação (41%), e, quando desidratadas até 13,4%, todas as sementes estavam mortas, sendo este o grau de umidade letal para a espécie. Sementes de T. guianensis são sensíveis a secagem, sendo enquadradas no grupo das recalcitrantes.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic2016p388.pdf316,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace