Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055557
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LIMA, M. V. D. de O.
TEIXEIRA, M. V. J.
GUERRA, N. B.
ARRUDA, L. L. de A. L.
PEREIRA, G. E.
Additional Information: MÁRCIA VALÉRIA DANTAS DE OLIVEIRA LIMA, Doutora (Nutrição), Universidade Federal de Pernambuco, e-mail: marcia.valerial@hotmail.com; MARCONY VINÍCIUS JANUÁRIO TEIXEIRA, Graduando (Agronomia), Universidade Federal Rural de Pernambuco, e-mail: marconyvjt@hotmail.com; NONETE BARBOSA GUERRA, Doutora (Nutrição), Universidade Federal de Pernambuco, e-mail: nonete@globo.com; LUCIANA LEITE DE ANDRADE LIMA ARRUDA, Doutora (Nutrição), Universidade Federal Rural de Pernambuco, e-mail: lucianalima.ufrpe@gmail.com; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV.
Title: Desenvolvimento dos ácidos orgânicos em diferentes fases fenológicas de uvas viníferas destinadas à elaboração de vinhos tintos tropicais no Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.
Language: pt_BR
Notes: Resumo 1695
Keywords: Vinho tinto
Uva vinífera
Fase fenológica
Vinho tinto tropical
Região do vale do São francisco
Brasil
Cultivo da videira
Videira.
Description: A Região do Vale do São Francisco possui condições privilegiadas para o cultivo das videiras, tais como baixa precipitação pluviométrica e disponibilidade de água para irrigação que possibilitam um estresse hídrico e ciclo vegetativo da videira controlados pelo viticultor, permitindo a produção escalonada durante a maior parte do ano (LIMA, 2010) As uvas viníferas contêm na casca, polpa e sementes, uma grande quantidade de diferentes compostos considerados essenciais à qualidade e tipicidade dos vinhos. Se destacam: os açúcares, transformados em álcool durante a sua elaboração; os compostos nitrogenados utilizados pelas leveduras como fonte de energia para a transformação dos açúcares em álcool; os precursores de aromas revelados pelas enzimas das leveduras na vinificação; os ácidos orgânicos com importante papel na conservação e equilíbrio e os compostos fenólicos responsáveis pela coloração e estrutura de vinhos tintos (SILVA NETO et al., 2009). De acordo com Mandelli et al. (2003) a qualidade do vinho encontra-se diretamente relacionada à composição química e ao ponto ideal de colheita da uva, evento que envolve maturações fisiológica, tecnológica e fenólica. Embora as condições edafoclimáticas, os tratos culturais e manejo dos vinhedos tenham fundamental importância sobre os estádios de desenvolvimento das bagas, as pesquisas sobre o tema, nas condições climáticas desta Região são ainda incipientes. Este estudo teve como objetivo avaliar a evolução dos ácidos orgânicos de variedades de uvas viníferas tintas destinadas a produção de vinhos finos no Vale do São Francisco (VSF).
Thesagro: Uva
Vinho
Ácido Orgânico.
Data Created: 2016-10-28
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho16951.pdf296,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace