Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055564
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAGRIN, F. P.
HAWERROTH, F. J.
MACEDO, C. K. B.
MAUTA, D. de S.
GOULARTE, N. A. de A.
Additional Information: FERNANDA PELIZZARI MAGRIN, Engenheira-agrônoma, Doutoranda em Produção Vegetal, Universidade do Estado de Santa Catarina, e-mail: fpmagrin@gmail.com; FERNANDO JOSE HAWERROTH, CNPUV; CHARLE KRAMER BORGES DE MACEDO, Engenheiro-agrônomo, Doutorando em Produção Vegetal, Universidade do Estado de Santa Catarina, e-mail: ckbmaced@gmail.com;; DANYELLE DE SOUSA MAUTA, Engenheira-agrônoma, Mestranda em Produção Vegetal, Universidade do Estado de Santa Catarina, e-mail: danyellemauta@hotmail.com; NATÁLIA APARECIDA DE ALMEIDA GOULARTE, Graduanda em Licenciatura em Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e-mail: goularten@yahoo.com.br.
Title: Aplicação pré-colheita de ácido bórico em maçãs "pink lady®" e suas implicações na pós-colheita dos frutos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.
Language: pt_BR
Notes: Resumo 1932
Keywords: Maçã Pink Lady
Cultura da maçã
Malus Doméstica Borkh.
Description: A cultura da maçã (Malus domestica Borkh.) obteve êxito no Brasil. Os estados do Sul destacam-se em sua produção, onde na safra de 2016 produziram 1.032.079 toneladas (IBGE, 2016). As cultivares Gala e Fuji são responsáveis por 90% da produção de maçãs no Sul do Brasil (SILVEIRA et al., 2013). Entretanto, outras cultivares podem ser utilizadas para diversificar o mercado de maçãs, como os frutos da cultivar Pink Lady® , que são muito atrativos e de coloração rosa-avermelhada, uniformes e sobre fundo verde-amarelado (FIORAVANÇO et al., 2011). A coloração da epiderme dos frutos é um atributo bastante valorizado pelos consumidores no momento da compra de maçãs. Alguns produtos podem ser utilizados em pré-colheita para melhorar esse atributo. Entre eles, o ácido bórico. Resultados de pesquisa constataram que as aplicações foliares de boro podem afetar tanto a qualidade quanto a capacidade de conservação dos frutos (NACHTIGALL; CZERMAINSKI, 2014). Por isso, é importante verificar a utilização de ácido bórico em pré-colheita e seus efeitos na qualidade pós-colheita de maçãs. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de ácido bórico em aplicações pré-colheita em maçãs ?Pink Lady® ? e verificar suas implicações nos atributos pós-colheita dos frutos na região de Vacaria/RS, no ciclo produtivo de 2015/2016.
Thesagro: Maca
Ácido Bórico.
Data Created: 2016-10-28
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho1932.pdf132,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace