Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055584
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, R. S. S. dos
BIZOTTO, L. de A.
SATTLER, A.
Additional Information: REGIS SIVORI SILVA DOS SANTOS, CNPUV; LUCAS DE ALMEIDA BIZOTTO, Tecnólogo Agropecuária Integrada, Estagiário Embrapa Uva e Vinho, e-mail: lucas_bizotto@yahoo.com.br;; ARONI SATTLER, Msc, Professor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e-mail: aronisattler@yahoo.com.br.
Title: Avaliação do serviço de polinização da abelha mandaçaia melipona quadrifasciata em macieiras.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.
Language: pt_BR
Notes: Resumo 1605
Keywords: Abelha mandaçaia melipona quadrifasciata
Macieira.
Description: O cultivo de macieira é uma atividade dependente da polinização cruzada para frutificação e, para tanto, da ação de visitantes florais para a transferência de pólen entre cultivares compatíveis (SALOMÉ; ORTH, 2014). O sucesso da polinização depende de uma série de fatores, entre os quais a eficiência do agente polinizador. A abelha Apis mellifera é a espécie mais comumente encontrada sobre flores de macieira. No entanto, não é a única espécie a realizar o serviço de polinização nos pomares. Segundo Lourdes et al. (1996) existe uma grande diversidade de espécies nativas de abelhas no interior de pomares de macieiras, as quais participam ativamente na polinização. A ação de polinizadores nativos é vista como complementar a realizada por A. mellifera (WITTER et al., 2014), e a descoberta de espécies potenciais para este fim é uma necessidade da pesquisa. Segundo Witter et al. (2014), a preocupação com o desparecimento de polinizadores pelo mundo, gerou inúmeros questionamentos sobre a dependência de uma única espécie de polinizador na agricultura. Embora escassas as informações sobre a utilização de abelhas sem ferrão em polinização de cultivos de importância econômica, há evidências do sucesso da ação de espécies nativas na 21 polinização de algumas culturas agrícolas. Por exemplo, a utilização da abelha mandaçaia Melipona quadrifasciata na polinização de cultivos de tomates possibilitou incremento no número de frutos por planta e melhora na qualidade dos frutos (SANTOS et al., 2009). Em macieira, uma alternativa seria o uso conjunto de abelhas nativas e africanizadas em serviços de polinização. De acordo com Viana et al. (2014) a introdução de colmeias de Melipona quadrifasciata anthidioides juntamente 26 com as de A. mellifera incrementou o número de sementes por fruto e a produção de frutos de macieira. Como a abelha mandaçaia Melipona quadrifasciata quadrifasciata apresenta maior atividade externa em horários de temperaturas mais baixas e de umidades relativas altas (GUIBU; IMPERATRIZ-FONSECA, 1984), diferentes aos apresentados por A. mellifera em macieira (SANTOS et al., 2013), pode haver menor competição entres as espécies pelo recurso floral, o que pode permitir ganhos na polinização de macieiras. Assim, objetivou-se avaliar a ação exclusiva da abelha mandaçaia M. quadrifasciata quadrifasciata na frutificação efetiva de macieiras cultivares Gala Baigent e Fuji Suprema.
Thesagro: Maca
Abelha
Apicultura.
Data Created: 2016-10-28
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho1605.pdf121,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace