Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056217
Title: Caracterização dos frutos de híbridos de mangueira "Tommy Atkins" obtidos por polinização aberta.
Authors: LIMA, M. A. C. de
LIMA NETO, F. P.
SANTOS, C. A. F.
ALVES, S. T. L.
CRUZ, M. de M.
Affiliation: MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; FRANCISCO PINHEIRO LIMA NETO, CPATSA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; SÍLVIA TÂNIA LOPES ALVES; MAÍSA DE MACEDO CRUZ.
Date Issued: 2016
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.
Description: A manga é uma das frutas de maior importância econômica para o Brasil, sendo cultivada em vários estados, cuja produção alcança todo o território nacional e o mercado externo. No segmento de exportação, a receita gerada com a manga foi a maior entre as fruteiras brasileiras, no ano de 2015. Comparado ao desempenho em 2014, a receita aumentou em 24% (ANUÁRIO 14 BRASILEIRO DA FRUTICULTURA, 2016), motivada pela valorização do dólar em relação ao real. Ainda, segundo estudos coordenados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2015), é esperado aumento de 25,9% nos volumes produzidos, para os próximos anos. Os resultados podem ser relacionados a diversos fatores, incluindo o cultivo de variedades de boa aceitação no mercado; o investimento em tecnologias que promovem melhorias na produção e qualidade, pautadas em procedimentos de boas práticas agrícolas e de pós-colheita; estratégias comerciais orientadas para períodos de maior competitividade em relação a outros produtores internacionais; entre outros. Porém, estando a atividade em crescimento, é importante reconhecer suas vulnerabilidades. Entre elas, estão o restrito número de variedades direcionadas para o mercado externo e os problemas de manejo e de qualidade associados a cada uma. O investimento em melhoramento genético para as diferentes condições brasileiras, focado em variedades que possam superar problemas de qualidade daquelas de importância comercial, particularmente a Tommy Atkins, que é a mais cultivada em áreas que visam a exportação, contribuirá para o fortalecimento da mangicultura. O objetivo deste estudo foi caracterizar componentes da qualidade comercial dos frutos de híbridos de mangueira ?Tommy Atkins? e resultantes de polinização aberta, avaliados na safra de 2015, nas condições do Submédio do Vale do São Francisco.
Thesagro: Manga
Pós-colheita
Keywords: Mangueira
Polinização aberta
Mango
Quality and bioactive
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dora.trabalho1526.pdf321,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace