Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056219
Title: Floração e vingamento de frutos de Passiflora Cincinnata por polinização natural nas condições do cerrado.
Authors: DABADIA, A. C.
COSTA, A. M.
FALEIRO, F. G.
MALAQUIAS, J. V.
ARAUJO, F. P. de
Affiliation: ANA CLAUDIA ALVES DABADIA, UNB; ANA MARIA COSTA, CPAC; FABIO GELAPE FALEIRO, CPAC; JUACI VITORIA MALAQUIAS, CPAC; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA.
Date Issued: 2016
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.
Description: A espécie de maracujazeiro Passiflora cincinnata Mast. é nativa da caatinga, produz frutos comestíveis, e apresenta potencial agronômico de produção. Se destaca pelo colorido e odor das flores, que são de coloração rosa pálido à violeta e azul, com produção abundante de pólen de coloração alaranjada (JUNGHANS et al., 2015; OLIVERIA; RUGGIERO, 2005). O início da fase reprodutiva, após a semeadura, ocorre de cinco a seis meses. As flores abrem às 6h00 e fecham as 18h00, são autoincompatíves e apresentam 7,0 a 12 cm de diâmetro. Do aparecimento do botão floral até a antese são requeridos de 20 a 24 dias. No verão, a taxa de flores que chega a antese é de 93% e no inverno de 35 a 60% (JUNGHANS et al., 2015; OLIVERIA; RUGGIERO, 2005). A capacidade reprodutiva da espécie é limitada pelo aborto de flores e frutos pequenos (APONTE; JÁUREGUI, 2004), de modo que informações referentes à biologia floral e vingamento de frutos são importantes para as diferentes regiões brasileiras. Assim, objetivou-se neste trabalho quantificar a taxa de floração e o pegamento de frutos de dois acessos dos acessos CBAF 2334 e CPEF 2220 de P. cincinnata.
Thesagro: Maracujá
Caatinga
NAL Thesaurus: Passiflora
Fruit crops
Flowering
Keywords: Maracujazeiro
Maracujá do mato
Maracujá da caatinga
Passiflora cincinnata Mast
Planta nativa
Biologia floral
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pinheiro.trabalho1646.pdf183,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace