Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056492
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CALDAS, B. N. G.
COSTA, B. R. S.
SILVA, D. J.
CHAVES, A. R. de M.
Additional Information: BRIGIDA NAYARA GOMES CALDAS, Bolsista CNPq; BRUNO RICARDO SILVA COSTA, IF Sertão Pernambucano, Petrolina, PE; DAVI JOSE SILVA, CPATSA; AGNALDO RODRIGUES DE MELO CHAVES, CPATSA.
Title: Efeito de diferentes doses de N nos parâmetros ecofisiológicos em videira (Vitis vinifera L.).
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 11., 2016, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2016.
Pages: p. 241-247.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 271).
Language: pt_BR
Keywords: Ecofisiologia
Adubação nitrogenada
Nutrição mineral.
Description: Este trabalho teve como objetivo avaliar as características ecofisiológicas em plantas de videira ?Syrah?, com cinco anos de idade e fertirrigadas com diferentes concentrações de N (0 kg ha- 1, 15 kg ha-1, 30 kg ha-1, 60 kg ha-1 e 120 kg ha-1 N), cultivadas em uma área no Campo Experimental de Bebedouro, Petrolina, PE. As avaliações foram realizadas durante o segundo ciclo produtivo de 2015, nas fases de florescimento e de crescimento do fruto. As condições climáticas influenciaram mais os parâmetros das trocas gasosas do que as doses de N. Os valores de fotossíntese e condutância estomática foram maiores em 15 de outubro de 2015, intermediários em 6 de outubro de 2015 e menores em 10 de novembro de 2015, indicando que a umidade relativa do ar e a temperatura do ar nos dias de avaliação proporcionaram as diferenças entre os tratamentos. Os teores de pigmentos não diferiram entre os tratamentos, com maiores valores no dia 10 de novembro de 2015, em função do desenvolvimento da folha durante o ciclo. Os resultados obtidos nos permitem indicar que, nas condições avaliadas, as concentrações de N não afetaram os aspectos ecofisiológicos das plantas em função da fertilidade pré-estabelecida da área.
Thesagro: Uva
Fisiologia vegetal
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Grapes
Data Created: 2016-11-17
ISSN: 1808-9992
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
241.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace