Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056511
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Nov-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CAMPOS, A. P. R.
CARMO, J. R.
CARVALHO, A. V.
MATTIETTO, R. A.
Informaçães Adicionais: A.P.R. Campos, DISCENTE UFPA; Juliana R. Carmo; ANA VANIA CARVALHO, CPATU; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU.
Título: Avaliação da qualidade do tucupi comercializado na cidade de Belém - PA.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 25., 2016, Gramado. Anais... Gramado: SBCTA Regional, 2016.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Manihot esculenta Crantz
Mandioca
Tucupi
Cianeto
Conteúdo: O tucupi é um produto extraído da raiz da mandioca, sendo bastante comum na Região Amazônica, especialmente no Estado do Pará. A maioria dos estabelecimentos que processam tucupi é artesanal e a forma de obtenção tende a variar entre eles. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização físico-química, determinar cianeto total e livre, e avaliar a qualidade microbiológica em amostras comerciais de tucupi, adquiridas em cinco estabelecimentos processadores na cidade de Belém-PA. As amostras apresentaram diferenças significativas na maioria das avaliações realizadas, destacando-se as concentrações de teor de cianeto total e livre (64,02 e 126,21 mg HCN.L-1 e 6,17 a 18,94 mg HCN.L-1, respectivamente). Com relação à qualidade microbiológica, as amostras apresentaram-se aceitáveis para coliformes. De forma geral, conclui-se que os parâmetros de processamento para o tucupi devem ser mais bem definidos a fim de garantir maior segurança ao consumidor desse tipo de produto.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBCTAID1005.pdf247,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace