Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1057592
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, C. G. da
MARTINS, C. F.
CUMPA, H. C. B.
MENDONÇA, A. dos S.
FRANCO, M. M.
BÁO, S. N.
Additional Information: CARLOS FREDERICO MARTINS, CPAC; HEIDI CHRISTINA BESSLER CUMPA, CPAC; MAURICIO MACHAIM FRANCO, Cenargen.
Title: Metilação e hidroximetilação global de células bovinas derivadas do fluido aminiótico, tecido adiposo e fibroblastos da pele e seu uso na clonagem na presença ou ausência de tricostatina A.
Publisher: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA CERRADOS. Jovens talentos 2016: resumos. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2016. 99 p.
Pages: p. 29
Series/Report no.: (Embrapa Cerrados. Documentos, 334).
Language: Portugues
Notes: Comissão organizadora: SOUZA, K. W. de; FALEIRO, A. S. G.; SALGUES, A. L. M.; ALONSO, A. M.; CARVALHO, A. M. de; LOBATO, B. R.; CRUZ, C. V.; SOUSA, E. dos S.; PELEGRINELLI, F.; SOARES, J. P. G.; LIMA, J. E. F. W.; ARBUES, J. F. de O.; CONCEIÇÃO, L. D. H. C. S. da; NOGUEIRA, M. E.
Keywords: Epigenética
Células tronco mesenquimais
Transferência celular
Description: Metilação e Hidroximetilação Global de Células Bovinas Derivadas do Fluido Amniótico, Tecido Adiposo e Fibroblastos da Pele e seu Uso na Clonagem na Presença ou Ausência de Tricostatina A Carolina Gonzales da Silva1; Carlos Frederico Martins2; Heidi Christina Bessler2; Anelise dos Santos Mendonça3; Maurício Machaim Franco3; Sônia Nair Báo1 ( 1Universidade de Brasília; 2Embrapa Cerrados; 3Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) O objetivo deste estudo foi determinar a metilação e a hidroximetilação global de três tipos celulares e testar seu uso na transferência nuclear (TN) na presença ou ausência de Triscostatina A (TSA). As células do fluido amniótico (CFA foram coletadas por amniocentese de uma fêmea Gir prenhe e cultivdas em meio Amniomax. O isolamento das células do tecido adiposo (CTA) e fibroblastos (FIB) foi realizado por explante tecidual. Os embriões foram submetidos ao cultivo com 50 nM de TSA durante 20 e 25 horas e o controle foi feito com FIB sem TSA. As taxas foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). As análises de metilação e hidroximetilação global foram realizadas por kits da Epigentek®. A taxa de metilação foi de 1,64%, 2,3% e 0,45% para CFA, CTA e FIB, respectivamente, e de hidroximetilação foi de 0,008%, 0,072% e 0,013% para os mesmos tipos celulares. Todos os tratamentos com CFA e o com CTA sem TSA e com TSA por 25 horas apresentaram taxa de blastocistos superior ao controle. O tratamento CTA por 20 horas foi estatisticamente semelhante ao controle. O uso da TSA não melhorou a eficiência da clonagem, enquanto o uso de células tronco mesenquimais (CFA e CTA) mostrou-se superior em produzir blastocistos. Termos para indexação: epigenética, células tronco mesenquimais, transferência nuclear. Fontes de financiamento: Embrapa, CNPq, Capes.
Data Created: 2016-12-01
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p.-29.pdf210,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace