Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058782
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Dez-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FELIZZOLA, J. F.
CRUZ, F.
FIGUEIREDO, R. de O.
WATRIN, O. dos S.
Informaçães Adicionais: JULIANA FEITOSA FELIZZOLA, CPATU; FELIPE CRUZ, ESTAGIÁRIO CPATU; RICARDO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, CNPMA; ORLANDO DOS SANTOS WATRIN, CPATU.
Título: Variação anual de carbono dissolvido e nitrogênio em diferentes usos de terra, nordeste do Pará-Amazônia.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO, 4., 2016, Brasília, DF. Água e agricultura: incertezas e desafios para a sustentabilidade frente às mudanças do clima e do uso da terra: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2016.
Páginas: p. 175-182.
Idioma: pt_BR
Notas: Na publicação: FILIZZOLA, J. F.
Palavras-chave: Carbono
Nitrogênio
Solo
Pará
Conteúdo: Carbono dissolvido (CD) e nitrogênio dissolvido (ND) desempenham papel importante na atividade biológica e transporte de poluentes e nutrientes no solo, mas pouca informação está disponível sobre o impacto a longo prazo sobre a dinâmica do CD e ND nas práticas de uso do solo. A variação inter-anual de conteúdos CD e ND foram investigados em solos arenosos em experimento com lisímetros, por 1 ano em duas pequenas bacias hidrográfi cas no nordeste do Pará, Cumaru e São João (SJ). O experimento foi realizado de março/2014 a abril/2015, nos usos da terra: Pasto, Floresta Secundária, Queimada, Sistema Agrofl orestal, mata ciliar e áreas de trituração. As áreas queimadas e de pastagem resultaram em altos valores de CD na solução do solo, devido exposição de solos pela perda de nutrientes, principalmente na bacia do SJ. Os sistemas agrofl orestais e fl orestas secundárias também aparecem com o uso da terra relevante como conservadores de nutrientes do solo, asim como a mata ciliar em ambas as bacias hidrográfi cas, com baixa variação destes elementos de soluções de solo CD (2,16 mg ha-1 a 3,72 mg ha-1) e ND (0,34 mg ha-1 a 0,60 mg ha-1).
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agrohidro2016p175.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace