Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058873
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PARAHYBA, R. da B. V.
ALMEIDA, B. G. de
ROLIM NETO, F. C.
ARAÚJO, M. do S. B.
Additional Information: ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; BRIVALDO GOMES DE ALMEIDA, UFRPE; FERNANDO CARTAXO ROLIM NETO, UFRPE; MARIA DO SOCORRO BEZERRA ARAÚJO, UFPE.
Title: Condutividade hidráulica dos solos arenosos da região semiárida da bacia sedimentar do Tucano no município de Glória, Bahia, Brasil.
Publisher: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2016, Aracaju. Integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste. Aracaju: SBCS, Núcleo Regional Nordeste, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Curva característica de condutividade hidráulica
Neossolos quartzarênicos.
Description: A condutividade hidráulica do solo é uma propriedade que expressa a facilidade com que a água nele se movimenta, sendo de extrema importância ao manejo do solo e da água, consequentemente, à produção agrícola, e na sustentabilidade do ambiente. O objetivo do estudo é determinar a condutividade hidráulica dos solos arenosos da região semiárida, de forma a fornecer valores representativos de parâmetros hidráulicos para futuro projetos de irrigação na região. Foram coletadas amostras de solo do horizonte superficial A e horizonte subsuperficial C ou Bw. Foram utilizadas amostras indeformadas para a densidade dos solos através do anel de Kopeck, e amostras deformadas de solos para análise da condutividade hidráulica do solo saturado, utilizando-se um permeâmetro de carga constante. Para a obtenção da curva característica de água no solo, utilizou-se a técnica de Richards, submetendo as amostras de solos a tensão de 10, 33, 100, 1.000 e 1.500 kPa. Nas amostras dos dois horizontes de todos os perfis os valores de Ksat nos horizontes superficiais foram maiores do que os obtidos nos subsuperficiais. Os valores mais baixos de Ksat na maioria dos horizontes subsuperficiais deve ser reflexo das suas maiores densidades do solo e menores macroporosidades. As curvas características de condutividade hidráulica não saturada tiveram comportamento semelhante às condutividades hidráulicas saturadas, apresentando brusca inclinação quando dá entrada de ar nos poros, após aplicação de tensões maiores que a retenção de água pelos poros envolvidos no processo.
Thesagro: Porosidade.
Data Created: 2016-12-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016090.pdf360,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace