Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058887
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Dez-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TORRES, C. M.
PINHEIRO, A. D. de S.
ANDRADE, I. P.
EL-HUSNY, J. C.
SOUZA, C. M. de A.
Informaçães Adicionais: Camila Maciel Torres, GRADUANDA UFRA; Andresa Damaris de Souza Pinheiro, GRADUANDA UFRA; Izabelle Pereira Andrade, UFRA; JAMIL CHAAR EL HUSNY, CPATU; CLEO MARCELO DE ARAUJO SOUZA, CPATU.
Título: Avaliação de indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de produção no município de Paragominas-PA.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 8., 2016, Belém, PA. Anais... Belém, PA: [s.n.], 2016.
Páginas: p. 11-17.
Idioma: pt_BR
Notas: Livro II - Ciência do solo.
Palavras-chave: Agricultura sustentável
Ciclagem de nutrientes
Matéria orgânica
Conteúdo: A qualidade do solo é um dos fatores importantes para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Entre os indicadores de qualidade do solo, os biológicos merecem destaque, pois os microrganismos são responsáveis por inúmeros processos, como decomposição da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e interações de troca com a maioria das espécies de plantas. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo, avaliar a qualidade do solo através dos indicadores biológicos, em diferentes sistemas de produção, no município de Paragominas-PA. A pesquisa foi realizada na fazenda Poderosa, localizada no município de Paragominas-PA. Foram avaliados três sistemas de produção, sendo eles: plantio convencional, plantio direto e pastagem, e uma área de capoeira como testemunha, o delineamento experimental utilizado foi o Inteiramente Casualizado, com 4 tratamentos e 4 repetições. Os resultados foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. As análises dos atributos biológicos do solo de diferentes manejos evidenciaram que os sistemas de capoeira e pastagem, apresentaram maiores valores de Carbono da biomassa microbiana e quociente microbiano, indicando uma relação de estabilidade dos sistemas. O plantio direto apresentou maiores valores médios de quociente respiratório e respiração basal do solo, e menor quociente microbiano. Portanto, o plantio direto não obteve resultados satisfatórios, evidenciando um desequilíbrio no sistema, devido se encontrar em início de implantação.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ennag2016p11.pdf341,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace