Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1059542
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERREIRA, M. M.
PEREIRA, J. C. de S.
NEVES, L. R.
SANTOS, G. G. dos
GONÇALVES, B. B.
TAVARES-DIAS, M.
Additional Information: MAKSON MACEDO FERREIRA, FAMA; JOSEFA CLAUDINEIDE DE SOUSA PEREIRA, UEAP; LIGIA RIGON NEVES, UNIFAP; GRACIENHE GOMES DOS SANTOS, FAMA; BIANCA BARATA GONÇALVES, FAMA; MARCOS TAVARES-DIAS, CPAF-AP.
Title: Comunidade de parasitos em Corydoras Melanistius (Siluriformes: Callichthyidae), peixe ornamental endêmico da Amazônia Oriental, Brasil.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAPÁ, 2., 2016, Macapá. Resumos... Macapá: Embrapa Amapá, 2016.
Pages: p. 12.
Language: pt_BR
Description: O mercado de peixes ornamentais tem crescido cada vez mais, mas as infecções são um grave problema devido a translocação de animais entre regiões no Brasil e entre continentes. Dentre os peixes ornamentais exportados, encontram-se as espécies de Corydoras Lacépède 1803, pertencentes a família Callichthyidae. O objetivo desse estudo foi investigar a fauna parasitária de Corydoras melanistius Regan, 1912. Um total de 49 peixes foram coletados no Rio Cachorrinho, no Município de Pedra Branca do Amaparí, Estado do Amapá usando puçá. Os parasitos foram coletados, fixados em formol 5% e conservados em álcool 70%, quantificados utilizando-se de metodologias usuais. Dos 49 peixes examinados, 24,5% estavam infectados por uma ou mais espécies de parasitos, e 127 parasitos foram coletados. No intestino, Nematoda sp.1 teve prevalência de 26,5%; intensidade média 3,0 e abundância média 0,8 por hospedeiro, e Nematoda sp.2 prevalência de 40,8%; intensidade média 3,2 e abundância de 1,3. Metacercárias de Digenea encistadas ocorreram nas brânquias com prevalência de 16,3%; intensidade média 1,0 e abundância de 0,2; e no intestino com prevalência de 24,5%; intensidade média 1,3 e abundância média de 1,3 por hospedeiro. Porém, a dominância parasitária foi de espécies de nematoides. Portanto, a presença desses endoparasitos indicam C. melanistius como hospedeiro intermediário ou paratênico no ambiente desse estudo.
Thesagro: Peixe de água doce
Parasito de animal
Infecção
Data Created: 2016-12-28
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2016Comunidadedeparasitos.pdf85,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace