Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060614
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cocais - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 12-Jan-2017
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PEREIRA, E. D.
FERREIRA, M. das G. R.
SOUSA, N. R.
FRAZAO, J. M. F.
CUTRIM, B. R. P.
Informaçães Adicionais: EDILÉA DUTRA PEREIRA, UFMA; MARIA DAS GRACAS RODRIGUES FERREIRA, CPACP; NELCIMAR REIS SOUSA, CPACP; JOSE MARIO FERRO FRAZAO, CPACP; BRUNO RICARDO PEREIRA CUTRIM, UEMA.
Título: Mapeamento de populações de Oenocarpus distichus no ecossistema da baixada maranhense.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 10., 2016, Cuiabá. SAF: aprendizados, desafios e perspectivas.
Páginas: 3 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Palmeiras nativas
Maranhão.
Conteúdo: Ações internacionais têm sido intensificadas com a reduçao dos efeitos das mudanças climaticas na biodiversidade global. Populações naturais de palmeiras são componentes nao madeireiros da biodiversidade florestal brasileira que por suas caracteristicas ecobotânicas apresentam grandes oportunidades de serem valoradas em serviços ecossistêmicos. As bacabeiras (Oenocarpus. distichus) são palmeiras típicas da Amazônia que ocorrem com maior frequência no leste, dispersando-se do Pará ao Maranhão. A bacabeira é explorada pelo extrativismo, seja para o consumo de seus frutos na forma de bebida ou na extração do óleo, podendo ser cultivadas em sistemas agroflorestais para a produção de frutos, palmito e especialmente, o óleo. Considerando o grande potencial de exploração econômica e sustentável da bacaba, serão disponibilizados conhecimentos que possam contribuir para elevar o nível de valoração ecológica e social que a mesma tem para as comunidades rurais do Maranhão. Os trabalhos de campo consistiram na realização da identificação das populações de bacaba, que foram georreferenciadas com aparelho GPS. Foram individualizadas três unidades estratigráficas na área do município: Formação Itapecuru; Depósito flúvio-lagunares e Depósito de pântanos e mangues. As populações de bacaba foram mapeadas na localidade de Boca do Caminho e na sede do munícipio de Anajatuba, ecossistema de Baixada Maranhense, onde geralmente são encontradas em áreas cobertas pelos plintossolos com declividade plana a suavemente ondulada.
Thesagro: Bacaba
Biodiversidade.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPACP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho21051.pdf232,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace