Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060778
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, M. L. dos
DEVENS, J.
MARCIANO, R. B.
PEREIRA, D. H.
PEDREIRA, B. C. e
Additional Information: MARIELY LOPES DOS SANTOS, UFMT-SINOP; JOSIANE DEVENS, UFMT-SINOP; RAFAEL BAZANA MARCIANO, UFMT-SINOP; DALTON HENRIQUE PEREIRA, UFMT-SINOP; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Title: Correlação entre nitrogênio e carbono no solo sob gramíneas forrageiras tropicais e alto aporte nitrogenado.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PECUÁRIA INTEGRADA, 2., 2016, Sinop. Recuperação de pastagens: anais. Cuiabá: Fundação Uniselva, 2016. p. 228-229.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Dalton Henrique Pereira; Bruno Carneiro e Pedreira.
Keywords: Adubação nitrogenada
CHNS
Pearson
Description: A matéria orgânica do solo é composta principalmente de carbono (C) e nitrogênio (N). No entanto, apesar dos mecanismos de perda e adição no sistema serem diferentes, existe uma relação entre a dinâmica desses dois elementos no solo. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a correlação entre as concentrações de C e N no solo de pastos de Brachiaria brizantha cv. Marandu e Panicum maximum cv. Mombaça com ciclo de rebrotação de 28 dias nas águas (novembro e abril) e a cada 42 dias na seca (maio e outubro) sob dois aportes nitrogenados (O e 550 kg ha- 1.ano). O experimento foi conduzido na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop - MT, em um Latossolo amarelo distrófico. A coleta do solo foi realizada no dia 28 de maio de 2016, 16 meses após o início do experimento nas profundidades de 0-1 O, 10- 20, 20-30 e 30-40 cm com auxílio de sonda. As amostras foram secas e maceradas para a análise elementar de C e N por meio do Vario Macro Cube CHNS (Elementar Analysensysteme, Hanau, Alemanha). Os dados foram analisados utilizando a correlação de Karl Pearson (r) para verificar a existência de correlação entre os teores de C e N no solo de pastos de Marandu e Mombaça submetidos à níveis de adubação nitrogenada. As médias dos teores de C e N no tratamento sem adubação foram 17,6 e 1,2 g kg de solo, respectivamente e para o tratamento adubado as médias corresponderam a 18,5 e 1,3 g kg de solo respectivamente para C e N. A correlação entre as variáveis foi positiva, apresentando r = 0,986 para os tratamentos sem adubação e r = 0,988 para os tratamentos adubados. A correlação também foi positiva para as cultivares Marandu e Mombaça, com valores der= 0,977 e r = 0,989 respectivamente, o que indica haver alta correlação entre as duas variáveis. Essa alta correlação entre os teores de C e N no solo indica que o manejo adequado da pastagem com adubação nitrogenada pode promover incremento dos teores de matéria orgânica do solo e, consequentemente, elevando o estoque de carbono no solo, atuando como sequestrador de carbono da atmosfera e contribuindo para mitigação dos gases do efeito estufa.
Thesagro: Adubacao
Data Created: 2017-01-16
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtpedreiracorrelacaonitrogeniocarbonoforrageirastropicaisaportenitrogenado228.pdf705.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace