Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063247
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Fev-2017
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MORAES, J. R. da S. C. de
SOUZA, P. J. de O. P. de
FARIA, R. T. de
MARTORANO, L. G.
LIMA, M. J. A. de.
Informaçães Adicionais: José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes, MESTRANDO FCAV-UNESP; Paulo Jorge de Oliveira Ponte de Souza, UFRA; Rogério Teixeira de Faria, FCAV-UNESP; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; Marcus José Alves de Lima, UFRA.
Título: Análise de sensibilidade e calibração do modelo cropgrocowpea para simulação do crescimento do feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) no Nordeste paraense.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 45., 2016, Florianópolis. Anais... Jaboticabal: SBEA, 2016.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistema de suporte a decisão
Modelagem
Estimativa de produtividade
Conteúdo: No Pará, o cultivo feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) walp.) tem um papel importante na economia rural do estado. Consequentemente, há necessidade de estudos para avaliar o desempenho de cultivares de feijão caupi sob diferentes condições térmicas e hídricas. Nesse contexto, objetivou-se calibrar o modelo CROPGRO-COWPEA para a cultura do feijão caupi no município de Castanhal-PA e avaliar seu desempenho na estimativa de produtividade no município de Tracuateua-PA. O experimento de campo foi realizado na fazenda escola da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em Castanhal. A cultivar utilizada foi a BR3- Tracuateua, com ciclo entre 65 a 70 dias e floração plena aos 40 dias. O modelo simulou, com excelente precisão, a produtividade, produção de matéria seca, índice de área foliar e fenologia da cultura em campo. As melhores épocas de semeadura simuladas em Tracuateua, sob restrição hídrica, ocorreram do segundo decêndio de maio ao terceiro decêndio de junho. Sob irrigação, as maiores produtividades foram simuladas durante o primeiro decêndio de setembro ao terceiro decêndio de outubro. A manutenção da umidade do solo acima de 75% de água disponível na profundidade de 30 cm proporcionou as maiores produtividades.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
984191462019142moraesconbearesumocompleto.pdf90,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace