Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064254
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CRUZ, K. R.
JESUS-BARROS, C. R. de
DEUS, E. G.
CARVALHO, J. P.
BRITO, B. D.
ALMEIDA, R. R.
BARIANI, A.
ADAIME, R.
Additional Information: KENNEDY R. CRUZ, EMBRAPA AMAPÁ; CRISTIANE RAMOS DE JESUS BARROS, CPAF-AP; EZEQUIEL DA GLORIA DE DEUS, UNIFAP; JOSIELSON P. CARVALHO, EMBRAPA AMAPÁ; BRUNA D. BRITO, UNIFAP; RAFAEL R. ALMEIDA, UNIFAP; ADRIANA BARIANI, CPAF-AP; RICARDO ADAIME DA SILVA, CPAF-AP.
Title: Infestação de jambo-vermelho por Bactrocera carambolae Drew & Hancock (Diptera: Tephritidae) na área urbana de Macapá, AP.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 26.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA, 9., 2016, Maceió. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2016. p. 487.
Language: pt_BR
Keywords: Mosca da fruta.
Description: A mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) é uma praga quarentenária presente no Brasil, com distribuição restrita aos estados do Amapá e Roraima. O conhecimento sobre seus hospedeiros e nível de infestação é fundamental para o sucesso das estratégias de controle e erradicação. O Jambo-vermelho [Syzygium malaccense (L.) Merr. & L.M. Perry. (Myrtaceae)] destaca-se como uma espécie componente da arborização urbana do município de Macapá. Este trabalho teve como objetivo avaliar o nível de infestação de S. malaccense por B. carambolae na área urbana de Macapá. Em setembro de 2015, foram coletadas quatro amostras de jambo-vermelho (60 frutos caídos ao solo e 60 frutos da copa), no bairro Universidade (00°46,206? N e 50°47,993? W). Em laboratório os frutos foram acondicionados individualmente em frascos de plástico contendo vermiculita e processados segundo metodologia para a obtenção de adultos moscas-das-frutas. Os adultos foram identificados e conservados em etanol a 70%. Foram coletados 120 frutos (3,91 kg) dos quais foram obtidos 1.803 pupários e 1.316 adultos de B. carambolae (837 machos e 479 fêmeas). Não houve registro de nenhum outro Tephritidae. A infestação foi considerada alta, pois 96,6% dos frutos coletados no solo e 95% dos coletados na copa apresentaram infestação. A maior infestação foi registrada nos frutos da copa (1.209 pupários, 557 machos e 341 fêmeas) onde o índice de infestação variou de 4 a 95 pupários/fruto (média de 20,15 pupários/fruto). No solo obteve-se menor número de indivíduos (594 pupários, 280 machos e 138 fêmeas), com índice de infestação variando de 1 a 34 pupários/fruto (média de 9,9 pupários/fruto). Essa diferença de infestação pode ter ocorrido devido ao hábito das larvas de 3º ínstar de abandonar os frutos e se enterrarem no solo. Esses resultados apontam o potencial do Jambo-vermelho na manutenção das populações de B. carambolae em Macapá.
Thesagro: Praga de planta
Praga quarentenária
Hospedeiro.
Data Created: 2017-02-15
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2016Infestacaodejambovermelhoporbactrocera.pdf642,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace