Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064518
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, T. H. F. dos
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
ASSIS, M. C. de
NECHET, K. de L.
Additional Information: THAIS HELENA FERREIRA DOS SANTOS, CNPq; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA; MARTA CAMARGO DE ASSIS, CNPMA; KATIA DE LIMA NECHET, CNPMA.
Title: Patogenicidade da micobiota de Ipomoea spp. para prospecção de micoherbicida.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 10., 2016, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2016. RE Nº 16411.
Pages: 9 p.
Language: pt_BR
Keywords: Fungos fitopatogênicos
Fungo para control biológico
Description: Resumo: Esse trabalho teve como objetivo identificar isolados patogênicos da micobiota associada à Ipomoea spp. para prospecção de um mico-herbicida para o controle das principais espécies invasoras de corda-de-viola no Brasil. Plantas naturalmente infectadas foram coletadas em áreas de ocorrência da invasora no estado de São Paulo. As espécies botânicas e os gêneros fúngicos associados aos sintomas observados foram identificados através de chaves taxonômicas específicas. A obtenção de colônias dos fungos identificados foi feita por isolamento em meio de cultura. Os isolados obtidos foram inoculados na concentração de 2x105 conídios/ml em Ipomoea nil, I. grandifolia, I. hederifolia e I. quamoclit e mantidos em casa-de-vegetação para avaliação de incidência de doença por 30 dias. Doze isolados foram obtidos, sendo seis pertencentes ao gênero Cercospora, três ao gênero Bipolaris, dois ao gênero Alternaria e um ao gênero Colletotrichum. Observou-se uma variação no resultado do teste de patogenicidade dos isolados nas diferentes espécies de Ipomoea spp. Nenhum isolado de Bipolaris sp. foi patogênico às espécies testadas. O isolado de Colletotrichum sp. foi patogênico apenas à I. nil. Um isolado de Aternaria sp., patogênico a I. nil, I. hederifolia e I. quamoclit, e três isolados de Cercospora sp., patogênicos a I. nil, I. hederifolia e I. grandifolia, foram selecionados como promissores para estudos de desenvolvimento de um mico-herbicida. Os principais sintomas observados nas plantas inoculadas foram amarelecimento de folhas causado por Alternaria sp. e manchas foliares seguida de amarelecimento e desfolha causada por Cercospora sp.
Thesagro: Erva daninha
Corda de viola
Controle biológico
NAL Thesaurus: Biological control
Weeds
Mycobiota
Ipomoea
Data Created: 2017-02-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016AA42.pdf260,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace