Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1068032
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRANDI, F.
FERREIRA, T. C.
SILVA, D. P.
BETTIOL, W.
Additional Information: F. BRANDI, Bayer S.A, Divisão de Crop Science, Paulínia-SP, Brasil; T. C. FERREIRA, UNESPI FCA, Botucatu-SP; D. P. SILVA, FHO/UNIARARS, Araras-SP, Brasil; WAGNER BETTIOL, CNPMA.
Title: Controle de Thielaviopsis paradoxa em cana-de-açúcar por meio da utilização de produtos formulados à base de Bacillus spp..
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CONTROLE BIOLÓGICO DE DOENÇAS DE PLANTAS, 12.; SIMPÓSIO DE MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS, 16., 2016, Lavras. Integrando técnicas para entregar resultados: resumos... Lavras: NEFIT, 2016.
Pages: p. 211.
Language: pt_BR
Description: O fungo Thielaviopsis paradoxa é um habitante natural dos solos e importante patógeno da cana-de-açúcar e de outras culturas agrícolas. São poucos os estudos com Bacillus spp. visando ao seu controle. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de produtos formulados à base de Bacillus spp. visando ao seu controle. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de produtos formulados à base de Bacillus spp. contra T. paradoxa em cana-de-açúcar. Para isto foram plantados, em bandejas previamente preenchidas com solo infestado com T. paradoxa, microtoletes da variedade RB867515 tratados com os seguintes produtos e dosagens separadamente: B. pumilus QST 2808 (BP) e B. subtilis QST 713 (BS) - 5, 10 e 20 mL/Litro de calda; BP e BS - 5 mL/L; BP e BS combinados com o tratamento com fungicida químico - 5 e 1,25 mL/L, respectivamente. Esses tratamentos foram comprados com testemunha absoluta e testemunha com solo infestado com o patógeno. As bandejas foram acondicionadas em ambiente climatizado por 63 dias e avaliados os parâmetros fitotécnicos (índice de emergência, altura das plantas, peso úmido e seco dos sistema radicular, foliar e total) e determinada a incidência. As misturas entre os produtos não foram efetivas e B. subtilis (QST 713, nas dosagens de 10 e 20 mL/Litro de calda, obtiveram resultados mais promissores (maior fitomassa) do que os demais tratamenetos no controle de T. paradoxa e na promoção de crescimento em cana-de-açúcar.
Thesagro: Controle biológico
Saccharum officinarum
Thielaviopsis Paradoxa.
NAL Thesaurus: Bacillus subtilis.
Data Created: 2017-04-03
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016RA016.pdf377.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace