Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1068117
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 4-Abr-2017
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TEIXEIRA, W. G.
PACKER, A. P. C.
GONÇALVES, A. O.
POLIDORO, J. C.
Informaçães Adicionais: WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; ANA PAULA CONTADOR PACKER, CNPMA; A. O. GONÇALVES, ESALQ/USP; J. C. POLIDORO, ESALQ/USP.
Título: Dinâmica de íons nitrogenados na solução do solo num cafezal em Santo Antônio do Jardim - SP.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 32.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 16.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 14.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 11., 2016, Goiânia. Rumo aos novos desafios: anais... Goiânia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2016.
Páginas: p. 442.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Modelagem
Amônio.
Conteúdo: Os fertilizantes nitrogenados tradicionalmente utilizadas na agricultura brasileira disponibiliza o nitrogênio (N) nas formas de amônio, nitrato e ureia, estas fontes quando utilizadas em sistemas agrícolas se modificam incluindo a formação de gases nitrogenados. As formas íonicas do N dissolvidas na solução do solo tem sua movimentação em função de fatores relacionados as características do clima, do solo, do cultivo, e da época, quantidade e fonte do fertilizante utilizado. O entendimento das complexas transformações e movimentação dos íons nitrogenados em cafezais pode permitir aumentar a eficiência das adubações nitrogenadas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Com o objetivo da estudar a dinâmica dos íons nitrogenados (NO3 e NH4) na solução do solo foi instalado um sistema de monitoramento com cápsulas porosas instaladas a 10 e 50 cm de profundidade na projeção da copa dos cafeeiros, num cafezal adulto num Argissolo Vermelho Amarelo na Fazenda Santana, em Santo Antônio do Jardim ? SP. Os fertilizantes nitrogenados utilizados foram ureia, sulfato de amônio, nitrato de cálcio, programa Yara e controle. Foram feitas doze coletas da solução do solo, após a fertilização, entre os meses de novembro de 2015 a janeiro de 2016. Analises do solo e da exportação de nutrientes pela colheita também foram realizadas. A solução do solo foi analisada em um cromatógrafo íonico com a determinação dos íons NO3 e NH4. Os resultados evidenciaram uma movimentação e do predomínio dos íons de forma diferenciada entre os fertilizantes utilizados. Os valores máximos para a concentração iônica no período estudado foi de até 3000 mg L-1 para o NO3 e de 50 mg L-1 para o NH4. No local deste experimento é também feito o monitoramento da emissão e volatilização das formas gasosas do nitrogênio (N2O e NH3) e da dinâmica da movimentação da solução do solo com sensores de umidade e potencial da solução do solo e de parâmetros atmosféricos que permitem estimativas da evapotranspiração no local. Uma análise mais complexa está prevista com a uso de modelos para integração dos diversos compartimentos e fluxos estudados.
Thesagro: Nitrato
Coffea arabica.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016RA034.pdf735,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace