Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1068585
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 17-Abr-2017
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: WREGE, M. S.
CARAMORI, P. H.
GARRASTAZU, M. C.
FRITZSONS, E.
PARTALA, A.
CHRISTENSEN, G. L.
Informaçães Adicionais: MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; PAULO HENRIQUE CARAMORI, IAPAR; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF; ELENICE FRITZSONS, CNPF; ADRIANE PARTALA, UFPR; GEORGIA LUIZE CHRISTENSEN.
Título: Plantios florestais com Pinus no Estado do Paraná e os novos cenários definidos pelas mudanças climáticas globais.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: Revista do Instituto Florestal, v. 28, n. 2, p. 159-175, dez. 2016.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Zonas de ocorrência
Plantio florestal
Species occurrence
Climatic zoning.
Conteúdo: O Brasil ocupa posição de destaque mundial no setor florestal, com produtividade elevada e baixo custo de produção, concentrando os plantios florestais com as espécies dos gêneros Pinus e Eucalyptus. Neste trabalho, realizaram-se estudos sobre a influência das mudanças climáticas na delimitação das zonas para plantios florestais das duas principais espécies comerciais cultivadas no Brasil pertencentes ao gênero Pinus. Foram elaborados cenários futuros, usando um programa de simulação de séries temporais, verificando as possíveis mudanças do clima e o que pode ocorrer com as mudanças de zonas de plantio das espécies florestais. Os resultados mostram que há uma tendência de diminuição da área favorável aos plantios comerciais de P. taeda e de P. elliottii no Estado do Paraná, reduzindo dos atuais 7,4 milhões de hectares favoráveis para menos de 10 mil hectares até 2080 (P. taeda), e de 10,6 milhões de hectares para menos de 4,5 mil hectares até 2080 (P. elliottii), por serem espécies com alta produtividade em ambiente de clima frio e com o aumento de temperatura projetado para o futuro devem perder área para o eucalipto, entre outras, que tem espécies com maior produtividade em ambientes de maior temperatura.
Thesagro: Mudança Climática
Zoneamento Climático.
NAL Thesaurus: Pinus
Climate change
Reforestation
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016M.WregeRIFPlantios.pdf14,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace