Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071576
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOURA, C. F. M. de
FAJARDO, T. V. M.
EIRAS, M.
Additional Information: Cátia Jacira Martins de Moura, Instituto Biológico , São Paulo, SP. catiaaleixo@yahoo.com.br; THOR VINICIUS MARTINS FAJARDO, CNPUV; Marcelo Eiras, Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS Bolsistas do CNPq.
Title: Comparação de duas técnicas moleculares para detecção de vírus e viroide em videira: RT-qPCR e Hibridização com poliribossonda.
Publisher: In: Congresso Paulista de Fitopatologia, 15., 2017, Campinas. Anais... Instituto Agronômico, Campinas, SP, 7 a 9 de fev. 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Viroide
Infecções virais
RT -qPCR
Videira.
Description: RESUMO-Os vírus podem afetar tanto a qualidade quanto a quantidade da produção da videira. O objetivo deste trabalho foi comparar a detecção de vírus e viroide em videiras por meio de RT -qPCR e hibridização com poliribossonda. Em cerca de 86% dos casos, houve concordância entre os resultados obtidos com os dois métodos de indexação avaliados. Assim, demonstrou-se que as duas técnicas foram sensíveis e eficientes na detecção de infecções virais em videira, recaindo a opção pelo emprego de uma ou outra técnica em razão da finalidade da indexação.Palavras-chave: Vitis, sonda não-radioativa, indexação, RT-PCRem tempo real.
Thesagro: Vírus.
Data Created: 2017-06-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FajardoResumo40CPFito009.pdf478,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace