Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071849
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DORNELES JUNIOR, J.
ALMEIDA, G. R. de
ZANOTTA, S.
DOLCEMASCOLLO, T. P.
PEREIRA, L. S.
APOLINÁRIO, M. L.
PRADO, S. de S.
Additional Information: J. DORNELES JUNIOR; GILBERTO RIBEIRO DE ALMEIDA, CNPMA; S. ZANOTTA, IB; T. P. DOLCEMASCOLLO, IB; L. S. PEREIRA, IB; M. L. APOLINÁRIO; SIMONE DE SOUZA PRADO, CNPMA.
Title: Levantamento populacional de cigarrinhas, potenciais vetoras de Xylella fastidiosa, sob condições de aumento de dióxido de carbono em plantas de café.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 49., 2016, Maceió. Anais... Maceió: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2016. Ref. 632.
Language: pt_BR
Keywords: Transmissão
Simbionte
Análise faunística
Diversidade de espécies
Description: No Brasil, há um complexo de cigarrinhas (Hemiptera: Cicadellidae) associado à cultura do café que transmite a bactéria Xylella fastidiosa e causa a doença conhecida como ?Atrofia dos Ramos do Cafeeiro? (ARC). O experimento no sistema FACE (?Free Air Carbon Dioxide Enrichment?) consistiu de 2 tratamentos, um com aplicação adicional de CO2 (6 anéis com 200 ppmv) e o outro sem aplicação de CO2 (6 anéis). As cigarrinhas foram coletadas quinzenalmente através de uma armadilha adesiva instalada em cada um dos 12 anéis. Algumas cigarrinhas foram selecionadas para extração e amplificação de DNA. Primers específicos para detecção de X. fastidiosa e do simbionte primário - Candidatus Sulcia muelleri - foram utilizados na detecção. Em 2 anos de levantamento foram capturados 9.446 espécimes de cigarrinhas da família Cicadellidae pertencentes a 10 espécies, sendo 4.980 nos anéis com aplicação de CO2 e 4.466 nos anéis sem aplicação de CO2. Observou-se que a porcentagem de cigarrinhas positivas para X. fastidiosa foi extremamente baixa em comparação com a detecção do simbionte. O conhecimento obtido neste trabalho pode ajudar a prever os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade de insetos, de patógenos e de simbiontes e auxiliar tanto nas técnicas de manejo integrado de pragas quanto na utilização de espécies indicadoras para efeitos de CO2.
Thesagro: Bactéria
Data Created: 2017-07-03
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dorneles.pdf52,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace