Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072026
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, D. J.
SIGNOR, D.
DEON, M. D.
SILVA, J. A. da
BARROS, J. Q.
LIMA, P. C. P.
Additional Information: DAVI JOSE SILVA, CPATSA; DIANA SIGNOR DEON, CPATSA; MAGNUS DALLIGNA DEON, CPATSA; JULIANO ATHAÍDE DA SILVA, Estudante do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina-PE; JULIANA QUIXABA BARROS, Estudante da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina-PE; PALLOMA CAVALCANTE PEREIRA LIMA, Estudante da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, PE.
Title: Avaliação do efeito de aceleradores de compostagem no cultivo de plantas de sorgo.
Publisher: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2017, Aracaju. Ciência do solo: integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste - anais. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros: Unit, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Adubação orgânica
Massa seca.
Description: Neste trabalho foi realizado o cultivo de plantas de sorgo, para avaliar o efeito de produtos utilizados para acelerar e enriquecer os compostos orgânicos. Para a compostagem, os tratamentos consistiram da aplicação de três aditivos (isolado de fungos nativos de solo da Caatinga, produto comercial contendo bactérias e leveduras, e carvão vegetal) e um tratamento sem aditivos (compostagem natural). Os três aditivos resultaram em compostos com menor relação C/N que o composto natural. Os quatro tipos de composto foram utilizados na proporção de 30% em vasos de 3,3 dm³ para cultivo de sorgo e completados com solo proveniente de um Argissolo Amarelo arenoso. O corte das plantas foi realizado 30 dias após o plantio. Os aditivos foram eficientes e semelhantes em acelerar o processo de compostagem. Não houve diferenças significativas de massa seca ou índices de clorofila entre os tratamentos. No entanto, a altura das plantas e o diâmetro dos colmos foram afetados positivamente pela adição dos compostos, revelando o benefício da adição de composto orgânico ao solo de cultivo.
Thesagro: Sorgo
Composto orgânico
Solo
Compostagem
Sorghum Bicolor.
Data Created: 2017-07-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Davi2017.pdf36,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace