Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072648
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MACHADO, M. de R.
OLIVEIRA, F. S. de
SCHAEFER, C. E. G. R.
ALMEIDA, E. de P. C.
Additional Information: MARIANA DE RESENDE MACHADO, UFMG; FÁBIO SOARES DE OLIVEIRA, UFMG; CARLOS ERNESTO G. R. SCHAEFER, UFV; ELIANE DE PAULA CLEMENTE ALMEIDA, CNPS.
Title: Endemismo pedológico e os solos da Ilha da Trindade: Atlântico Sul, Brasil.
Publisher: Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, p. 238-248, 2017. Volume especial. Edição dos Trabalhos do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia, Campinas, jun./jul. 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Pedogênese
Ambientes insulares
Fosfatização
Solos ornitogênicos
Andossolos
Description: A combinação de fatores em condições únicas ou atípicas resultará na formação de solos também únicos. Quando essas mesmas condições estiverem presentes em áreas diferentes, o resultado da pedogênese será a formação de solos com características muito semelhantes entre si. Nesse sentido, o endemismo se aplica aos solos a partir dos preceitos da teoria dos fatores e processos pedogenéticos. Dentre todos os ambientes emersos da Terra, ilhas oceânicas são áreas promissoras para surgimento de endemismo, tanto ecológico quanto pedológico. Assim este trabalho teve como objetivo apresentar os solos da Ilha da Trindade, Atlântico Sul, passiveis de serem considerados como endêmicos. Isso foi feito a partir da caracterização dos atributos morfológicos, físicos e químicos de cinco solos. Os resultados apontam que em Trindade os materiais de origem incomuns (rochas vulcânicas jovens e sedimentos bioclásticos carbonáticos), os ambientes de exceção (florestas de samambaias gigantes em escarpas influenciadas pela umidade orográfica) e as interações específicas entre substratos e atividade biológica (colonização da avifauna, ornitogênese e fosfatização) são os potenciais produtores de tais solos endêmicos. Trindade se caracteriza, neste sentido, como um espaço único para os estudos pedológicos e a preservação de seus solos é uma tarefa indispensável à manutenção do equilíbrio entre os distintos geo-eco-sistema.
Data Created: 2017-07-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017012.pdf586,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace