Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1073522
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, M. S. B. de
GONÇALVES, R. A.
NEVES, L. R.
FERREIRA, D. O.
TAVARES-DIAS, M.
Additional Information: MARCOS SIDNEY BRITO DE OLIVEIRA, UFOPA; RAISSA ALVES GONÇALVES, UNL; LIGIA RIGOR NEVES, Unifap; DRIELLY OLIVEIRA FERREIRA, Estagiária da Embrapa Amapá; MARCOS TAVARES DIAS, CPAF-AP.
Title: Ectoparasites community in Satanoperca jurupari (Cichlidae) from the Jari River, a tributary from Amazon River in Northern Brazil.
Publisher: Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, Jaboticabal, v. 26, n. 2, p. 136-142, Apr./June, 2017.
Language: en
Keywords: Agregação
Diversidade
Aggregation
Diversity
Animal parasite.
Description: O objetivo deste estudo foi investigar a comunidade de parasitos das brânquias de Satanoperca jurupari do Rio Jari, Estado do Amapá, região da Amazônia oriental (Brasil). As brânquias de 100% dos hospedeiros estavam parasitadas por Ichthyophthirius multifiliis (Protozoa), Sciadicleithrum juruparii (Monogenoidea), Genarchella genarchella, Posthodiplostomum sp. (Digenea), Ergasilus coatiarus e Argulus multicolor (Crustacea) e foi coletado um total de 27.043 parasitos. Porém, a dominância foi de I. multifiliis e houve dispersão agregada de parasitos com maior discrepância de S. juruparii e A. multicolor. Foi encontrada uma baixa riqueza de espécies de parasitos (3,1 ± 1,1), baixa de diversidade de Brillouin (0,27 ± 0,23), baixa equitabilidade do índice de diversidade (0,16 ± 0,13) e elevada dominância de Berger-Parker (0,88 ± 0,15). A comunidade de parasitos foi caracterizada por baixa riqueza de espécies, baixa diversidade, baixa uniformidade, alta prevalência e baixa abundância. O tamanho dos hospedeiros não teve influência sobre a comunidade parasitos, mas o comportamento dos hospedeiros e a disponibilidade de formas infectantes dos parasitos foram os fatores estruturando a comunidade dos ectoparasitos encontrados.
Thesagro: Peixe de água doce
Parasito de animal
NAL Thesaurus: Freshwater fish.
Data Created: 2017-08-03
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2017EctoparasitescommunityinSatanoperca.pdf5,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace