Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074294
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Ago-2017
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RODRIGUES, E. de C. F.
MENEZES, A. J. E. A. de
HOMMA, A. K. O.
Informaçães Adicionais: Ercilene de Cassia Ferreira Rodrigues, MESTRANDA UFPA; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU.
Título: Análise econômica de sistema de bacurizeiros (Platonia insignis MART.) manejados para pequenos produtores na Amazônia paraense.
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO SOBER NORTE, 1., 2017, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SOBER NORTE, 2017.
Páginas: p. 86-90.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Viabilidade econômica.
Conteúdo: O presente trabalho realizou a avaliação econômico-financeira de um Sistema de Bacurizeiros manejados para a agricultura familiar, em áreas de ocorrência natural na Amazônia Paraense, a fim de verificar a viabilidade econômica e estimular novas alternativas de produção para os agricultores da região. Os dados para análise econômica foram obtidos através da pesquisa realizada por Menezes & Homma (2014) e os valores de mão de obra e custos de implementos agrícolas foram atualizados através de coleta de dados de campo realizado no período de setembro de 2016 a abril de 2017 em estabelecimentos familiares nas mesorregiões Nordeste Paraense (Bragança, Augusto Correa, Maracanã e Tracuateua) e Marajó (Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari), que são áreas de ocorrência natural de bacurizeiros. Neste trabalho utilizou-se os seguintes critérios de avaliação econômica: Valor Presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR) e Relação Beneficio Custo(RBC). Os resultados encontrados demonstraram a viabilidade econômica do sistema de bacurizeiros manejados pelos resultados dos três indicadores econômicos, VPL (R$ 16.605,03), TIR (70,06%) e Rb/c (2,69). O Sistema de bacurizeiros manejados mostrou-se economicamente viável, indicando que tal atividade pode ser considerada uma forma alternativa de produção de alimento e geração de renda para os agricultores locais.
Thesagro: Agricultura Familiar
Bacuri
Manejo.
Ano de Publicação: 2017
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SoberNorte20171.pdf270,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace