Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076404
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BARBOSA, L. R.
RODRIGUES, A. P.
SOLER, L. da S.
FERNANDES, B. V.
CASTRO, B. M. de C. e
WILCKEN, C. F.
ZANUNCIO, J. C.
Additional Information: LEONARDO RODRIGUES BARBOSA, CNPF; Ângelo Peruffo Rodrigues, Centro de Competência Florestal – Vallourec Florestal; Lorena da Silva Soler, Bolsista da Embrapa Florestas; Bianca Vique Fernandes, Centro de Competência Florestal-Vallourec; Bárbara Monteiro de Castro e Castro, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa; Carlos Frederico Wilcken, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Proteção Vegetal; José Cola Zanuncio, Departamento de Entomologia/BIOAGRO, Universidade Federal de Viçosa.
Title: Establishment in the field of Cleruchoides noackae (Hymenoptera: Mymaridae), an exotic egg parasitoid of Thaumastocoris peregrinus (Hemiptera: Thaumastocoridae).
Publisher: Florida Entomologist, v. 100, n. 2, p. 372-374, June 2017.
Language: en
Keywords: Parasitoide
Percevejo bronzeado
Bronze bug
Description: Estratégias eficientes para controlar o percevejo bronzeado Thaumastocoris peregrinus Carpintero e Dellapé (Hemiptera: Thaumastocoridae) não estão disponíveis, mas Cleruchoides noackae Lin e Huber (Hymenoptera: Mymaridae) parasita ovos desta praga. O parasitismo e o número de parasitoides emergidos por ovo de T. peregrinus foram avaliados em laboratório e em ovos desta praga coletados em campo em uma área de, aproximadamente, 2 hectares, 1 ano após a liberação de C. noackae para verificar o estabelecimento desse parasitoide em plantações de eucalipto, em Minas Gerais, Brasil. A taxa de emergência de C. noackae, de ovos parasitados em laboratório e campo, foi de 53% e 52%, respectivamente. Este inimigo natural foi registrado em todos os dez pontos de amostragem em campo; até dez quilômetros do local em que foi liberado pela primeira vez. O estabelecimento em campo e o potencial de utilização de C. noackae no controle biológico de T. peregrinus foram confirmados.
Thesagro: Eucalipto
Controle biológico
Praga de planta
NAL Thesaurus: Biological control
Eucalyptus
Parasitoids
Data Created: 2017-09-27
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017LeonardoBioOneEstablishment.pdf215.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace