Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083561
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, M. J. da
CARVALHO, H. F. de S.
MOURA, M. S. B. de
JARDIM, A. M. da R. F.
SILVA, T. G. F. da
Additional Information: MARCELO JOSÉ DA SILVA, Graduando da UFRPE/UAST, Serra Talhada-PE; HERICA FERNANDA DE SOUSA CARVALHO, Bolsista CNPq; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; ALEXANDRE MANIÇOBA DA ROSA FERRAZ JARDIM, Mestrando da UFRPE/UAST, Serra Talhada-PE; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Professor da UFRPE/UAST, Serra Talhada-PE.
Title: Índice de área foliar da cana de açúcar sob dois sistemas de cultivo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Cultivo
AccuPAR
Gotejamento subsuperficial
Semiárido
Description: Objetivou-se analisar a influência da presença de palhada em solo no índice de área foliar da cana-de-açúcar irrigada no Semiárido brasileiro. O experimento foi conduzido entre 21/08/2015 e 28/07/2016, no município de Juazeiro, Bahia, onde dois talhões de 5,0 ha foram mantidos sem e com a presença de palhada. No talhão com a palhada foi mantida uma cobertura de 27,2 Mg ha-1, oriunda do próprio corte da cultura. A variedade VAT 90-212, durante o seu terceiro ciclo, foi monitorada em 14 datas com medições de um medidor portátil do índice de área foliar. Os dados foram submetidos ao teste não paramétrico de Mann-Whitney. A manutenção da palhada em campo afetou o índice de área foliar (IAF) (p < 0,05). Este resultado foi observado em várias datas de medida do IAF, sobretudo no início do ciclo, antes do 125 dias após o corte, e depois dos 244 dias após o corte, até o final do período experimental. Todavia, o tombamento da cultura afetou a dinâmica do IAF, como visto aos 272 dias após o corte, quando não houve diferença do IAF entre os sistemas de cultivo (p > 0,05). Um novo crescimento da cultura foi verificado após ocorrência do tombamento, o que resultou em nova diferença entre esses cultivos, ao final do ciclo. Conclui-se que, a manutenção da palhada reduziu o IAF da cana-de-açúcar, variedade VAT 90-212, no Semiárido brasileiro, sobretudo devido os impedimentos promovidos no início do ciclo e o tombamento da cultura.
Thesagro: Cana de açucar
Palhada
NAL Thesaurus: Sugarcane
Data Created: 2017-12-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna5.pdf151,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace