Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084955
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BAGAGIM, J. B. C.
PEREIRA, W. de B.
SOUSA, J. S. C. de
SANTOS, M. E. P. dos
MOURA, M. S. B. de
Additional Information: JOÃO BATISTA COELHO BAGAGIM, IF-Sertão CPZR, Petrolina, Pernambuco; WILTEMBERG DE BRITO PEREIRA, IF-Sertão CPZR, Petrolina, Pernambuco; JOSÉ SEBASTIÃO COSTA DE SOUSA, IF-Sertão CPZR, Petrolina, Pernambuco; MARIA ERICA PEREIRA DOS SANTOS, IF-Sertão CPZR, Petrolina, Pernambuco; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
Title: Balanço hídrico climatológico normal para a cidade de Petrolina-PE.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Agroclimatologia
Recursos hídricos
Climatic
Description: A matéria que busca quantificar as entradas e saídas de água do solo, baseia-se no princípio da conservação de massa em um determinado volume de solo coberto por vegetação, e é conhecido como balanço hídrico. Fundamentada na correlação entre a precipitação, o escoamento superficial, a evapotranspiração e a real capacidade de armazenamento de água no solo. O balanço hídrico climatológico desenvolvido por Thornthwaite e Mather (1955) pode ser adquirido através do emprego das medições da temperatura média do ar e da precipitação média ocorridas na região em um determinado espaço de tempo (dia, mês, outro), propondo-se a confecção de zoneamentos agroclimáticos para distintos cultivos. Desta forma objetivou-se com este trabalho determinar o balanço hídrico climatológico para a estação agrometeorologia convencional de Bebedouro localizada em Petrolina-PE para o período de 1985-2014. Observou-se que à região apresenta deficiência hídrica em todos os meses, tendo quadra chuvosa compreendida entre os meses de dezembro a abril.
Thesagro: Clima
Deficiência Hídrica
Data Created: 2018-01-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna18.pdf303,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace