Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090483
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: ROESE, A. D.
RIBEIRO JUNIOR, P. J.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
MAY DE MIO, L. L.
Additional Information: ALEXANDRE DINNYS ROESE, CPAO; PAULO JUSTINIANO RIBEIRO JUNIOR, UFPR; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF; LOUISE LARISSA MAY DE MIO, UFPR.
Title: Agrosilvopastoral system enhances suppressiveness to soybean damping-off caused by Rhizoctonia solani and alters Fusarium and Trichoderma population density.
Publisher: Acta Scientiarum. Agronomy, v. 40, e35075, 2018.
Language: en
Keywords: Sistema integrado de produção agropecuária
Sistema agrosilvipastoril
Diversificação agrícola
Saúde do solo
Integrated crop-livestock system
Agricultural diversification
Agrosilvopastoral systems
Description: Sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) são opções sustentáveis para diversificação agrícola, mas existem poucos estudos sobre a influência de SIPA nos microrganismos do solo. Este trabalho investigou a influência de sistemas agropastoril (AP) e agrosilvipastoril (ASP), comparados com lavoura não integrada (CO) na supressão de Rhizoctonia solani e na densidade de propágulos de Fusarium e Trichoderma. No primeiro ensaio, amostras de solo foram inoculadas com R. solani e avaliadas para tombamento da soja. Em seguida, o solo foi esterilizado e reinoculado com o patógeno para uma nova avaliação. Finalmente, 10% do solo nos vasos foi substituído por novas amostras de solo coletadas das mesmas parcelas no campo, para avaliar a transferência da supressividade por amostras de solo. No segundo ensaio, propágulos nativos de Fusarium e Trichoderma foram quantificados em meios semi seletivos. A incidência de tombamento no ASP foi 70% comparada com AP e CO. Avaliações com solo esterilizado e transferido atribuem esta supressão a fatores bióticos. Propágulos de Fusarium foram recuperados no solo do ASP a 70% e 60% das quantidades nos solos do AP e CO, respectivamente. Propágulos de Trichoderma foram recuperados no solo do ASP 150% comparado com AP, mas semelhante ao CO. O sistema agrosilvipastoril no subtrópico brasileiro tem potencial para reduzir patógenos e aumentar microrganismos benéficos no solo.
NAL Thesaurus: Soil quality
Data Created: 2018-04-11
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018PorfirioASAgrosilvopastoral.pdf944.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace