Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092344
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: WREGE, M. S.
GARRASTAZU, M. C.
SOARES, M. T. S.
FRITZSONS, E.
SOUSA, V. A. de
AGUIAR, A. V. de
Additional Information: MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF; MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CNPF; ELENICE FRITZSONS, CNPF; VALDERES APARECIDA DE SOUSA, CNPF; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Title: Principais fitofisionomias existentes no estado do Paraná e os novos cenários definidos pelas mudanças climáticas globais.
Publisher: Ambiência, Guarapuava, v. 13, n. 3, p. 600-615, set./dez. 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Cenários climáticos futuros
Floresta Atlântica
Aquecimento global
Future climate scenarios
Atlantic forest
Global climate change
Description: O estado do Paraná é região de domínio da Mata Atlântica, bioma que pode ser dividido nas fitofisionomias Floresta Ombrófila Mista (FOM), Floresta Ombrófila Densa (FOD) e Floresta Estacional Semidecidual (FES). Devido às mudanças climáticas globais, algumas formações florestais poderão sofrer deslocamento e o espaço físico que atualmente ocupam serão alterados. Umas, mais sensíveis, poderão sofrer retração, dando espaço para outras, com espécies mais adaptadas às novas condições. O objetivo deste trabalho foi avaliar e calcular a redução e a ampliação das áreas das fitofisionomias no estado do Paraná causadas pelas mudanças climáticas, por meio da modelagem do nicho ecológico. Para isso, foram usados dados climáticos e foram calculadas as médias estacionais das temperaturas mínimas, médias e máximas do ar e o total de precipitação pluviométrica acumulada em um ano, tanto para o período base, como para os cenários climáticos futuros. Os dados climáticos foram organizados em camadas de informações, usando SIG, e analisados de acordo com os cenários de alterações climáticas definidos pelo 4o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (AR4/IPCC). Os dados de ocorrência das fitofisionomias foram obtidos por meio da geração de pontos equidistantes dentro dos polígonos de ocorrência desses tipos de vegetação, definidos pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (ITCG/SEMA). Verificou-se que até 2090, haverá projeção de diminuição de 96% da FOM e aumento de 72% da FES. Não haverá mudanças significativas na área da FOD. Assim, este trabalho contribui à formulação de políticas públicas, dando informações sobre as zonas mais indicadas para preservação das fitofisionomias e onde deve haver prioridade no resgate de material genético para conservação, visando à preservação da variabilidade genética das espécies nativas presentes nessas fitofisionomias.
Thesagro: Mudança Climática
NAL Thesaurus: Global warming
Data Created: 2018-06-07
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017M.WregeAmbienciaPrincipaisfitofisionomias.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace