Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092371
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOREIRA, J. M. M. A. P.
Additional Information: JOSE MAURO M AVILA PAZ MOREIRA, CNPF.
Title: Impacto da forma de remuneração da terra no retorno financeiro de três regimes de manejo de Pinus taeda no Sul do Brasil.
Publisher: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SILVICULTURA, 4., 2018, Ribeirão Preto. Anais. Brasília, DF: Embrapa; Colombo: Embrapa Florestas, 2018.
Pages: p. 243-247.
Language: pt_BR
Keywords: Espécie exótica
Análise de investimentos
Custo de oportunidade
Description: A importância da consideração do custo de oportunidade da terra na viabili- dade financeira de empreendimentos florestais, bem como o impacto do seu valor nas estratégias ótimas de manejo florestal, têm sido foco de vários estudos na literatura científi ca. O presente trabalho visa analisar o impacto de duas formas de inserção da remuneração (arrendamento ou compra e venda) deste fator de produção no fluxo de caixa na rentabilidade de cultivos de Pinus taeda no Sul do país. Os coeficientes técni- cos e econômicos foram os mesmos utilizados por Moreira et. al. (2017). Os resultados indicam que a consideração do custo de oportunidade da terra é essencial para a análise não viesada de cultivos fl orestais, que a sua não consideração causa distorção signifi ca- tiva nos indicadores fi nanceiros, e que a forma de remuneração por compra e venda da terra, mesmo com valores que não alteram o VPL e o VAE do projeto, alteram de forma signifi cativa os resultados da TIR e da Relação Benefício-Custo quando comparado ao arrendamento da terra.
Thesagro: Pinus Taeda
Planejamento Florestal
Data Created: 2018-06-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018AACJ.MauroEBSImpacto.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace