Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092704
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CARVALHO, A. V. T. de
SILVA, T. G. F. da
SOUZA, L. S. B. de
MOURA, M. S. B. de
Additional Information: ANA VIRGÍNIA TERRANOVA DE CARVALHO, UNIVASF; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Professor, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, Professora, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
Title: Modificação do modelo original da zona agroecológica da FAO e aplicação na análise da eficiência produtiva da palma forrageira no estado da Bahia: 1ª aproximação.
Publisher: Revista Brasileira de Geografia Física, v. 10, n. 3, p. 940-954, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: ZAE
Description: O modelo da Zona Agroecológica (ZAE) da FAO foi elaborado para plantas tipo C3 e C4, e até então não foi aplicado para plantas MAC (Metabolismo Ácido das Crassuláceas). O desempenho do modelo ZAE foi testado, no presente estudo, na estimativa da produtividade da palma forrageira no estado da Bahia. O modelo foi parametrizado por meio de dados experimentais. Duas modificações do modelo foram efetuadas: a primeira pela alteração do cálculo do CIAC - coeficiente de correção do índice de área do cladódio e a segunda do CR - coeficiente de correção da respiração. Avaliou-se o uso das funções de plantas C3 de inverno, C3 de verão e C4 na estimativa da produtividade bruta, em conjunto com e sem a modificação dos parâmetros CIAC e CR. A partir do modelo calibrado, estimou-se a quebra da produtividade e eficiência produtiva da palma no Estado. O modelo original ZAE apresentou baixo desempenho na simulação da produtividade da palma. A modificação do CIAC e a adoção das funções de plantas C3 de inverno promoveram os melhores resultados na estimativa da produtividade. Os municípios situados no Centro e Centro Sul da Bahia apresentam as maiores eficiência produtiva (> 6 kg MS m-3).
Thesagro: Palma Forrageira
Cactaceae
NAL Thesaurus: Opuntia
Data Created: 2018-06-22
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna4.pdf959,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace