Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093130
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SIMOES, W. L.
FERREIRA, P. P. B.
MOUCO, M. A. do C.
LIMA, M. A. C. de
GUIMARÃES, M. J. M.
SILVA, J. A. B. da
Additional Information: WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; PEDRO PAULO BEZERRA FERREIRA, UNIVASF; MARIA APARECIDA DO CARMO MOUCO, CPATSA; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; MIGUEL JULIO MACHADO GUIMARÃES, UFRPE; JOSÉ ALIÇANDRO BEZERRA DA SILVA, UNIVASF.
Title: Produção e respostas fisiológicas da mangueira cv. Keitt sob diferentes sistemas de irrigação no Submédio do São Francisco.
Publisher: Irriga, Botucatu, v. 23, n. 1, p. 34-43, jan./mar. 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Vale do São Francisco
Qualidade de fruto
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de quatro arranjos de sistemas de irrigação sobre a fisiologia, a produtividade e a qualidade pós-colheita dos frutos da mangueira (Mangifera indica L.) cv. Keitt, no Submédio do Vale São Francisco. O experimento foi conduzido no delineamento experimental em blocos casualizados, com 04 tratamentos e 05 repetições, durante dois ciclos de cultivo. Os tratamentos foram: T1 ? Um microaspersor sob copa; T2 ? Um microaspersor entre plantas; T3 ? Duas linhas laterais de gotejadores por fileira de planta; e T4 ? Uma faixa de gotejo em formato de anel ou espiral (rabo de porco) ao redor da planta. Foram avaliadas: as respostas fisiológicas das plantas (fotossíntese líquida, condutância estomática, transpiração e temperatura foliar); o peso médio dos frutos; a produtividade; a quantidade de frutos por planta; e a qualidade dos frutos: volume, densidade, firmeza da polpa, teor de sólidos solúveis e acidez titulável. O sistema de irrigação por gotejamento é o mais indicado para o cultivo da mangueira cv. Keitt no Submédio do Vale do São Francisco, por interferir positivamente na fisiologia e na produtividade da planta e no número e firmeza dos frutos.
Thesagro: Manga
Variedade
Pós-Colheita
Irrigação
Mangifera Indica
Fotossíntese
Produtividade
NAL Thesaurus: Mangoes
Postharvest treatment
Data Created: 2018-07-10
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Welson2018.pdf549,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace