Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093391
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: VIÉGAS, I. de J. M.
GONÇALVES, A. A. da S.
FRAZÃO, D. A. C.
CONÇEIÇÃO, H. E. O. da
Additional Information: Ismael de Jesus Matos Viégas, CPATU; Áurea Adriana da Silva Gonçalves, BASA; Dilson Augusto Capucho Frazão, CPATU; Heráclito Eugenio Oliveira da Conceição, CPATU.
Title: Efeitos das omissões de macronutrientes e boro na sintomatologia e crescimento em plantas de açaizeiro (Euterpe oleracea Mart).
Publisher: Revista de Ciências Agrárias, Belém, PA, n. 50, p. 129-141, jul./dez. 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Macronutriente
Description: Diante da necessidade de se implementar o cultivo racional do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) na Amazônia e aprimorar o conhecimento no que diz respeito a seu aspecto nutricional e adubação, conduziu-se experimento em casa de vegetação na Embrapa Amazônia Oriental, mediante técnica do elemento faltante, com o objetivo de caracterizar os sintomas visuais de deficiência nutricional de macronutrientes e boro, e avaliar o crescimento, através da altura, circunferência do coleto, número de folhas e massa seca das plantas de açaizeiro. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições e oito tratamentos (completo e com omissão de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e boro). Os sintomas visuais de deficiência foram de modo geral de fácil caracterização para todos os macronutrientes e boro. A omissão de todos os macronutrientes limitou o crescimento das plantas em altura em relação ao tratamento completo. O cálcio não evidenciou diferença na variável circunferência do coleto e número de folhas. O número de folhas de açaizeiro dos tratamentos com omissão de nitrogênio, fósforo e potássio foi reduzido significativamente em relação ao tratamento completo. A ordem decrescente na produção de massa seca com a omissão dos tratamentos foi: N > P > K > Mg > S > B.
Thesagro: Açaí
Boro
Crescimento
Deficiência
Sintoma
Data Created: 2018-07-18
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFEITOS.pdf942,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace