Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093713
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BAPTISTA, I. dos S.
MEDEIROS JÚNIOR, G. de M.
SANTOS, D. C. dos
VIEIRA, A. H.
CIPRIANI, H. N.
PASSOS, A. M. A. dos
Additional Information: ISAIAS DOS SANTOS BAPTISTA, Faculdade de Rondônia (FARO), bolsista FAPERO; GENALDO DE MEDEIROS JÚNIOR, Faculdade de Rondônia (FARO), bolsista FAPERO; DANIELLI CARVALHO DOS SANTOS, Faculdade de Rondônia (FARO), bolsista PIBIC; ABADIO HERMES VIEIRA, CPAF-Rondonia; HENRIQUE NERY CIPRIANI, CPAF-Rondonia; ALEXANDRE MARTINS ABDAO DOS PASSOS, CNPMS.
Title: Efeito do ultrassom de baixa frequência na germinação de sementes de Copaifera langsdorffii DESF.
Publisher: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 4., 2017, Porto Velho. A matemática está em tudo: anais... Porto Velho: [FARO], 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Quebra de dormência
Óleo-de-copaíba
Banho ultrassônico
Description: Compreender a germinação de determinada espécie é de extrema importância, pois possibilita a produção de mudas com eficácia utilizada na revegetação de áreas degradadas. Algumas sementes apresentam dormência necessitando de técnicas para acelerar a germinação. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do banho em ultrassom na germinação e condutividade da espécie Copaifera langsdorffii Desf.. As sementes foram submetidas a diferentes tempos de imersão (0, 2, 4, 6, 8, 16 e 32 min) em banho ultrassônico (40 kHz) em água destilada e colocadas em BOD a 25 ºC para avaliação da condutividade elétrica da solução (50 mL). Em seguida, foram colocadas para germinar em bandejas com vermiculita sob condições ambientais de laboratório por 60 dias, para avaliação da porcentagem de germinação final. Foram utilizadas 25 sementes para cada uma das 5 repetições. A análise de variância mostrou não haver efeito significativo (p>0,05) do banho ultrassônico na condutividade e na germinação das sementes de C. langsdorffii, obtendo-se condutividade média de 166,44 µS cm-1 a 25 ºC e germinação média de 28,13%.
Thesagro: Copaíba
Revegetação
Germinação
Espécie Nativa
Data Created: 2018-07-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAPTISTAetalEfeito.pdf236,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace