Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093729
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FIGUEIREDO, E. O.
OLIVEIRA, M. V. N. d'
FIGUEIREDO, S. M. de M.
CUNHA, R M. da
Additional Information: EVANDRO ORFANO FIGUEIREDO, CPAF-Acre; MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-Acre; Symone Maria de Melo Figueiredo, Universidade Federal do Acre (Ufac); Renato Mesquita da Cunha, Universidade Federal do Acre (Ufac).
Title: Dimensionamento da área de impacto na exploração florestal na Amazônia, a partir de fotogrametria com Aeronaves Remotamente Pilotada (RPA), Classe II.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS, 10., 2018, Natal. Desafios e possibilidades no setor florestal. Natal: UFRN, 2018.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Keywords: Acre
Monitoreo ambiental
Explotación forestal
Drone
Vehículos aéreos no tripulados
Aerial photogrammetry
Floresta Estadual do Antimary (AC)
Brasiléia (AC)
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental.
Description: O monitoramento da degradação florestal causada pela exploração madeireira ilegal, ainda é um desafio a ser vencido pelo poder público. Os órgãos de controle ambiental carecem de informações precisas e atualizadas. Nesse contexto, as Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), também conhecidas por "drones", surgem como uma importante ferramenta de coleta de informações. Foram estudadas na Floresta Estadual do Antimary os resultados de fotogrametria com RPA (classe II) para o mapeamento da degradação florestal considerando três distintas alturas de vôo (100, 110 e 120 metros). Para a mensuração da área impactada pela exploração florestal, a ortofoto obtida a 100 metros de altura, alcançou o melhor resultado com erro médio de 9,09% e para medidas lineares, as ortofotos de 100 e 110 metros podem ser empregadas com desvio padrão dos objetos medidos de +2,6 cm e +4,7 cm, respectivamente. O uso de RPAs para o monitoramento da degradação florestal em exploração seletiva na Amazônia permite reduzir o esforço de campo e ganhar qualidade nas avaliações realizadas.
Thesagro: Exploração Florestal
Degradação Ambiental
Aerofotogrametria.
Impacto Ambiental
Extração da Madeira
NAL Thesaurus: Environmental impact
Unmanned aerial vehicles.
Logging
Environmental monitoring
Data Created: 2018-07-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26663.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace