Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093840
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 1984
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CARVALHO FILHO, O. M. de
CORSI, M.
CAMARÃO, A. P.
Additional Information: ORLANDO MONTEIRO DE CARVALHO FILHO, UEPAE DE ARACAJU; MOACYR CORSI, ESALQ; ARI PINHEIRO CAMARÃO, CPATU.
Title: Composição botânica da forragem disponível, selecionada por novilhos fistulados no esôfago em pastagem de colonião - soja perene.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 19, n. 4, p. 511-518, abr. 1984.
Language: pt_BR
Keywords: Grama-batatais
Seletividade estacional
Indice de seleção diet
Common bahiagrass
Seasonal selectivity
Selection
Description: Em pastagem de colonião (Panicum maximum) - soja perene (Neonotonia wightii) invadida por grama-batatais (Paspalum notatum), foi estudada a composição botânica da forragem disponível, selecionada por novilhos fistulados no esôfago, em diferentes épocas de janeiro a novembro de 1979. As especies componentes da forragem verde responderam diferentemente aos efeitos do clima e do pastejo. Geadas ocorridas no outono reduziram drasticamente a disponibilidade desse material, elevando a participação do material morto a mais da metade da forragem disponível no inverno. Efeitos associados de clima, pragas e particularmente do aumento da pressão de pastejo no inicio da rebrota da pastagem resultaram na menor participação da soja perene na forragem disponível na primavera. A partir de amostras coletadas por cinco novilhos fistulados no esôfago, verificou-se que, em marco e abril (final de verão e inicio de outono), quando houve maior oferta de forragem verde, os animais selecionaram suas dietas e não selecionando a soja perene, cujo consumo relativo cresceu linearmente a partir de maio, em função da redução acentuada da forragem verde. O colonião - predominante na dieta com exceção de marco (verão), teve seu consumo relativo semelhante a sua proporção na pastagem. A grama-batatais foi mais procurada na fase de rebrota, chegando a contribuir, em abril, com 17,5% da forragem verde ingerida.
Thesagro: Dieta
Neonotonia Wightii
Panicum Maximum
Paspalum Notatum
Data Created: 2018-08-02
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
15584686791SM.pdf335,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace