Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094373
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: COSTA, R. R. da
SILVA, S. F. da
FOCHAT, R. C.
MACEDO, R. L.
PEREIRA, T. V.
SILVA, M. R.
PINTO, C. P. G.
LEITE, I. C. G.
Additional Information: Ronaldo Rodrigues da Costa, FHEMIG, UFJF; Suzane Fernandes da Silva, UFJF; Romário Costa Fochat, UFJF; Raquel Leite Macedo, UFJF; Thamiris Vilela Pereira, UFJF; MARCIO ROBERTO SILVA, CNPGL; Carmen Perches Gomide Pinto, UFJF; Isabel Cristina Gonçalves Leite, UFJF.
Title: Comparação entre os métodos de Ogawa-Kudoh e Petroff modificado para o cultivo de micobactérias no diagnóstico da tuberculose pulmonar.
Publisher: Einstein, v. 16, n. 2, p. 1-5, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Ogawa-Kudoh
Petroff
Tuberculose pulmonar
Escarro
Cultura
Description: RESUMO Objetivo: Comparar o desempenho do método de Ogawa-Kudoh ao de Petroff modificado no diagnóstico da tuberculose pulmonar. Métodos: Utilizaram-se 205 amostras de escarro de 166 pacientes com suspeita clínica ou controle de tuberculose pulmonar atendidos em um hospital público terciário, entre os meses de julho de 2014 a julho de 2016. Todas as amostras foram processadas simultaneamente pelos métodos de descontaminação Ogawa-Kudoh e Petroff modificado, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Na análise estatística, foi empregado o teste de McNemar, para comparação de proporções, e o índice Kappa, para verificar o grau de concordância entre os dados. Resultados: Os métodos Ogawa-Kudoh e Petroff modificado mostraram-se eficientes na detecção de micobactérias, não sendo verificadas discordâncias significativas tanto nas comparações de pares de resultados (p=0,549), como na taxa de contaminação das culturas (p=0,065). O grau de concordância das técnicas foi considerado excelente (índice Kappa de 0,877), e o Ogawa-Kudoh, em relação ao Petroff modificado, apresentou 90,4% de sensibilidade, 96,6% de especificidade, 94,3% de valor preditivo positivo e 94,2% de valor preditivo negativo. Conclusão: O método de Ogawa-Kudoh revelou-se suficientemente sensível e específico para o diagnóstico da tuberculose pulmonar e, portanto, adequado para a aplicação na rotina laboratorial. Por ser mais simples, de baixo custo e com menores exigências técnicas de biossegurança e capacitação profissional, o Ogawa-Kudoh apresenta-se como alternativa para gestores e profissionais da área promoverem a ampliação da cobertura diagnóstica bacteriológica da tuberculose pulmonar.
Thesagro: Tuberculose
Diagnostico
NAL Thesaurus: Mycobacterium tuberculosis
Data Created: 2018-08-21
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cnpgl2018EinsteinMarcioComparacao.pdf201,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace