Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095177
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CHICATTO, J. A.
RAINERT, K. T.
GONÇALVES, M. J.
HELM, C. V.
ALTMAJER VAZ, D.
TAVARES, L. B. B.
Additional Information: J. A. Chicatto, Pós-graduação FURB; K. T. Rainert, Pós-graduação FURB; M. J. Gonçalves, FURB; CRISTIANE VIEIRA HELM, CNPF; D. Altmajer-Vaz, Universidad de Granada; Lorena B. B. Tavares, FURB.
Title: Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.
Publisher: Brazilian Journal of Biology, São Carlos, v. 78, n. 4, p. 718-727, Nov. 2018.
Language: en
Keywords: x
Description: Neste trabalho, avaliamos a descoloração de efluentes têxteis durante seu tratamento em um sistema de fermentação em estado sólido (SSF). Os ensaios foram conduzidos com resíduo de pupunha (Bactris gasipaes) utilizando o fungo de podridão branca Ganoderma lucidum EF 31. A influência da concentração de corante, as quantidades de resíduo e da fase líquida foram estudadas tanto na eficiência de descoloração como na produção de enzima. De acordo com os resultados, independentemente das condições experimentais utilizadas, a lacase foi a principal enzima ligninolítica produzida por G. lucidum. A atividade de lacase mais elevada foi obtida em baixas concentrações de efluentes, sugerindo um efeito inibitório no metabolismo fúngico. A maior remoção de cor foi obtida com 10 gramas de resíduo da pupunha e 60 mL do efluente final. Nos ensaios de controle realizados com o corante sintético RBBR, foram atingidos cerca de 20% mais descoloração do que os obtidos com o efluente industrial. A adsorção de RBBR no resíduo de pupunha também foi investigada. Os testes de equilíbrio mostraram que a adsorção deste corante seguiu as isotermas de Langmuir e Freundlich. Assim, os resultados experimentais indicam que o resíduo de pupunha é um substrato adequado tanto para a produção de lacase quanto para a remoção de cor em efluentes industriais.
Data Created: 2018-09-06
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018CrisHBJBDecolorization.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace