Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121453
Title: Aspectos estruturais da diferenciação sexual do pirarucu Arapaima gigas (Schinz, 1822) e do jundiá Rhamdia quelen (Quoy & Gaimard, 1824).
Authors: AMARAL, A. da C.
Affiliation: Aldessandro da Costa Amaral, Orientadora: Dra. Fernanda Loureiro de Almeida O'Sullivan, CPAA.
Date Issued: 2019
Citation: 2019.
Pages: 64 f.
Description: Com a estagnação da pesca extrativista, produzir proteína de pescado tornou-se um grande desafio para aquicultura. Este fato, aliado à explosão demográfica e à busca por alimentos saudáveis foram os principais fatores que impulsionaram o crescimento e o avanço da aquicultura mundial. Com base no exposto acima e considerando a importância ecológica e social do pirarucu Arapaima gigas e do jundiá Rhamdia quelen, seus potenciais produtivos e econômicos para as regiões Norte e Sul do Brasil, respectivamente, e o quadro atual de desconhecimento a respeito de suas fisiologias reprodutivas, o presente trabalho visou caracterizar o processo de formação do primórdio gonadal e da gônada em diferenciação destas duas espécies nativas, através de secções histológicas seriadas, como subsídio para o desenvolvimento de tecnologias para o cultivo das espécies em pisciculturas comerciais, em programas de conservação e ainda em estudos evolutivos e de mudanças climáticas.
Keywords: Reprodução de peixes
Language: Portugues
Notes: Dissertação (Mestrado em Ciências Pesqueiras nos Trópicos) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientadora: Dra. Fernanda Loureiro de Almeida O'Sullivan.
Type of Material: Teses
Access: openAccess
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao-AldessandroAmaral-PPGCIPET.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace