Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130248
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, A. de J.
IKEDA, F. S.
CAVALIERI, S. D.
GHENO, E. A.
MENEZES JUNIOR, J. A. de
WOIAND, H. M. G.
CANEZIN, A. C. O.
PRADO, R.
MARCON, E. F.
PALADINO, V. G.
Additional Information: ALEIXA DE JESUS SILVA, UFMT, Sinop-MT; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; ELIEZER ANTONIO GHENO, COACEN, Sorriso-MT; JOSE ANGELO NOGUEIRA DE M JUNIOR, CPAMN; HELEN MAILA GABE WOIAND, UFMT, Sinop-MT; ANA CLAUDIA OLIVEIRA CANEZIN, UFMT, Sinop-MT; RAFAEL PRADO, UFMT, Sinop-MT; EDUARDA FERRAZ MACON, UFMT, Sinop-MT; VINÍCIUS GAIESKI PALADINO, UFMT, Sinop-MT.
Title: Tolerância de cultivares e linhagens de Feijão-Caupi ao herbicida Diclosulam.
Publisher: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 4.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 9., 2020, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2020. p. 54.
Language: Portugues
Keywords: Feijão-caupi
Description: Ao considerar que há apenas dois herbicidas registrados para a cultura do feijão-caupi e que o diclosulam seria uma alternativa no controle químico de plantas daninhas de folhas largas e estreitas em pré-emergência, objetivou-se com este estudo identificar cultivares e linhagens de feijão-caupi tolerantes ao herbicida. O ensaio 1 foi conduzido em casa de vegetação no delineamento de blocos completos casualizados (DBC) com três repetições. Avaliaram-se seis cultivares (BRS Imponente, BRS Itaim, BRS Guariba, BRS Novaera, BRS Pajeú e BRS Tumucumaque) e 14 linhagens de feijão-caupi (dez da classe comercial cores: IN70, IN49, IN47, IN35, IN23, IN19, IN14, IN11, CO12, CO3 e quatro da classe comercial fradinho: FR28, FR26, FR22 e FR21) com a aplicação de três doses do herbicida (0D, ½D e 1D, sendo D equivalente a 35 g ha-¹ de diclosulam). O ensaio foi conduzido em vasos com solo argiloso de pH 5,7 e 13,39 g dm-3 de matéria orgânica (MO), onde se avaliou o número de plantas aos 7 e 35 dias após aplicação (DAA), a massa seca da parte aérea e a área foliar de trifólios aos 35 DAA e a fitointoxicação aos 7, 14 e 21 DAA. O ensaio 2 foi conduzido no campo em DBC e em faixas, no esquema fatorial 10x2 com 4 repetições. Devido à baixa fitointoxicação causada pelo diclosulam no ensaio 1, optou-se por avaliar no ensaio 2 as seis cultivares e três linhagens da classe comercial cores, sendo uma linhagem de maior (CO3: 0% de fitointoxicação com 1D) e duas de menor tolerância ao diclosulam (IN49 e IN35: 1% e 0,7% de fitointoxicação com 1D, respectivamente) aos 14 DAA e a linhagem FR26 da classe comercial fradinho. O ensaio foi conduzido em solo argiloso com pH 5,8 e 36,10 g dm-3 de MO, avaliando-se as variáveis estande aos 7 DAA; fitointoxicação aos 7, 14, 21 e 28 DAA; estande na colheita, vagens planta-¹, grãos vagem-¹ e massa de 100 grãos e rendimento.
Thesagro: Vigna Unguiculata
Fitotoxicidade
Feijão de Corda
Data Created: 2021-02-24
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020-cpamt-fsi-tolerancia-cultivares-linhagem-feijao-caupi-herbicida-diclosulam-p-54.pdf872,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace