Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130330
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2004
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: COSTA, N. de L.
MAGALHAES, J. A.
TOWNSEND, C. R.
PAULINO, V. T.
Additional Information: NEWTON DE LUCENA COSTA, CPAF-RO; JOAO AVELAR MAGALHAES, CPAMN; CLÁUDIO RAMALHO TOWNSEND, CPAF-RO; Valdinei Tadeu Paulino, Instituto de Zootecnia, Nova Odessa, SP.
Title: Fisiologia e manejo de plantas forrageiras.
Publisher: In: COSTA, N. de L. (Ed.). Formação, manejo e recuperação de pastagens em Rondônia. Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2004.
Pages: p. 9-30.
Language: Portugues
Keywords: Amazônia Ocidental
Rondônia
Western Amazon.
Description: As pastagens representam a principal e mais barata fonte de alimentos para os ruminantes, mas nem sempre são manejadas de forma adequada, muitas vezes devido à falta de conhecimento sobre suas condições fisiológicas de crescimento e composição nutricional. Manejar uma pastagem de forma adequada significa produzir alimentos em grandes quantidades, além de procurar o máximo valor nutritivo da forragem. A produção de forragem afeta significativamente a capacidade de suporte das pastagens (número de animais que a pastagem comporta sem que sua produtividade ou persistência seja afetada), sendo influenciada pela fertilidade do solo, manejo e condições climáticas, enquanto que o valor nutritivo, representado pela composição química, digestibilidade e aproveitamento da forragem digestível, afeta a produção por animal (kg de carne/animal, produção de leite/vaca) e depende, primariamente, do consumo de forragem, o qual é afetado pela palatabilidade, velocidade de passagem e disponibilidade da forragem. Associando-se a capacidade de suporte e a produção por animal, tem-se a produção por área de pastagem, que via de regra é o principal fator que determina a eficiência no manejo de pastagens
Thesagro: Fisiologia Vegetal
Planta Forrageira
Pastagem
Manejo.
NAL Thesaurus: Forage
Plant physiology
Pasture management.
Data Created: 2021-02-26
ISBN: 85-98654-01-9
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18516.pdf333,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace