Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130439
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1998
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COUTINHO, A. C.
MIRANDA, J. R.
MIRANDA, E. E. de
Additional Information: ALEXANDRE CAMARGO COUTINHO, CNPM; JOSE ROBERTO MIRANDA, CNPM; EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA, CNPM.
Title: Segmentação e classificação de imagens Landsat-TM para o mapeamento do uso das terras.
Publisher: In: CONGRESSO E FEIRA PARA USUARIOS DE GEOPROCESSAMENTO DA AMERICA LATINA, 4., 1998, Curitiba. GIS Brasil 98. Curitiba: SAGRES, 1998.
Pages: 15 p.
Language: Portugues
Keywords: Imagens do satélite
Description: Este trabalho, realizado com apoio do Núcleo de Monitoramento Ambiental, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-NMA), apresenta e discute o potencial e as limitações da utilização de um método de segmentação e classificação supervisionada de imagens do satélite Landsat-TM para o mapeamento do uso das terras. A área piloto escolhida para sua execução, localizada no Município de Campinas, SP., com aproximadamente 100Km2, possui um mosaico de formas de uso da terra bastante complexo e fragmentado. O desenvolvimento das etapas metodológicas envolveu manipulações automatizadas de imagens de satélite e duas etapas de campo, uma para coleta de dados e outra para verificação do mapeamento efetuado. Após a segmentação da imagem, algumas das 906 regiões definidas e delimitadas neste processo, foram visitadas durante a etapa preliminar de campo, para a observação do tipo de cobertura apresentada, fornecendo subsídios para o processo de classificação da imagem fragmentada e sua cartografia digital. O mapa de uso das terras estabelecido no final da classificação, contendo 306 polígonos distribuídos entre as oito classes temáticas definidas, foi verificado através de levantamentos de campo para amostragem de 20% dos polígonos de cada classe temática. O mapeamento efetuado demonstrou possuir uma exatidão de aproximadamente 80%.
Data Created: 2021-03-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5884.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace