Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130632
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Clima Temperado - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FERREIRA, L. V.
VARGAS, D. P.
FORMOSO, R. S.
TANIGUCHI, M.
FERREIRA, L. V.
CORADIN, J. H.
DUTRA, L. F.
Additional Information: LETÍCIA VANNI FERREIRA; DAIANE PEIXOTO VARGAS; RAFAELA SILVA FORMOSO; MARISA TANIGUCHI; LIANA VIVIAM FERREIRA; JULIANA HEY CORADIN, CPACT; LEONARDO FERREIRA DUTRA, CPACT.
Title: Composição da matriz de encapsulamento de gemas axilares de morangueiro "San Andreas": in vitro e sobrevivência ex vitro.
Publisher: Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 12, p. 101851-101859, Dec. 2020.
Language: Portugues
Keywords: Cultivar San Andreas
Description: A tecnologia de encapsulamento de explantes cultivados in vitro compõe uma das principais ferramentas tecnológicas complementares a micropropagação, com aplicação tanto para conservação quanto para a propagação in vitro. Diante desta possibilidade o presente trabalho objetivou avaliar a composição da matriz de encapsulamento com fitorreguladores na regeneração de gemas axilares de morangueiro cv. San Andreas. Gemas axilares obtidas a partir de brotações in vitro foram encapsuladas em matriz de alginato de sódio 5,0% (p/v) constituído de meio MS suplementado com 3% de sacarose e combinações de Zeatina (ZEA) a 0 e 18 ?M ou Benzilaminopurina (BAP) a 0 e 18 ?M e Giberelina (GA3) a 0 e 1,44 ?M. O tratamento controle constou de meio sem regulador de crescimento. Posteriormente as unidades encapsuláveis foram individualmente resgatadas e gotejadas em solução de Cloreto de Cálcio (0,1 M), na qual permaneceram por 20 minutos para complexação. As sementes sintéticas foram submetidas a três lavagens em água destilada e esterilizada, descomplexadas e inoculadas em meio de cultura (MS) mantidas por 30 dias a 25±2°C com fotoperíodo de 16 horas e radiação fotossintética ativa de 45 ?mol m-2 s-1. As variáveis regeneração, comprimento da parte aérea e de raiz foram avaliadas aos 30 dias de cultivo. Após avaliação, as mudas foram lavadas e transplantadas para bandejas de poliestireno e mantidas em casa de vegetação por 30 dias. Avaliou-se a sobrevivência do material vegetal. O uso do meio MS com ou sem regulador de crescimento na matriz de alginato não interferiu na regeneração e sobrevivência dos explantes de morangueiro "San Andreas" nas condições experimentais testadas in vitro e ex vitro.
Thesagro: Morango
Data Created: 2021-03-12
ISSN: 2525-8761
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo-Brazilian-Journal-of-Development.pdf478,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace