Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131023
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SIMOES, W. L.
ANDRADE, V. P. M. de
MOUCO, M. A. do C.
SOUSA, J. S. C. de
LIMA, J. R. F. de
Additional Information: WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; VICTOR PIMENTA MARTINS DE ANDRADE, IF Sertão Pernambuco; MARIA APARECIDA DO CARMO MOUCO, CPATSA; JOSÉ SEBASTIÃO COSTA DE SOUSA; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA.
Title: Produção e qualidade da mangueira Kent (Mangifera indica L.) submetida a diferentes lâminas de irrigação no semiárido nordestino.
Publisher: Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, , v. 14, n. 2, e7832, 2021.
Language: Portugues
Keywords: Variedade Kent
Semiárido
Description: Considerando a grande expressão econômica da produção de manga (Mangifera indica L.) para a agricultura brasileira e a dependência da irrigação, que viabiliza o cultivo no semiárido, objetivou-se com o presente trabalho identificar a lâmina de irrigação adequada para o cultivo da manga ?Kent? no semiárido brasileiro. O experimento foi conduzido em campo aberto da Fazenda Special Fruit, no município de Petrolina (PE), utilizando o delineamento experimental de blocos casualizados com 4 tratamentos e 5 repetições, sendo quatro plantas por parcela experimental, com duas plantas úteis. Os tratamentos consistiram em lâminas de irrigação de 60, 80, 100 e 120% de evapotranspiração da cultura recomendada (ETc). Foram avaliados os parâmetros de produção de frutos, qualidade (teor de sólidos solúveis, acidez titulável total, firmeza), fisiologia (fotossíntese, condutância estomática, transpiração e temperatura foliar) e análise econômica, considerando os custos fixos, variáveis e a receita obtida, em função dos tratamentos. A estimativa de maior produtividade da mangueira ?Kent? foi de 36,4 e 31,0 t ha-1 , para os dois ciclos avaliados, sob uma lâmina de irrigação de aproximadamente 82% da ETc. A maior condutância estomática nas folhas da manga ?Kent? foi obtida com lâmina de irrigação de 79,28% da ETc. A redução na lâmina de irrigação aplicada em até 60% da ETc proporcionou maior eficiência de uso da água no cultivo da mangueira ?Kent?; no entanto, a maior receita líquida foi obtida com a lâmina de 80% da ETc.
Thesagro: Manga
Irrigação
Mangifera Indica
NAL Thesaurus: Irrigation management
Mangoes
Data Created: 2021-04-01
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Producao-e-qualidade-da-mangueira-2021.pdf480,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace